Crie a formatação em HTML dos títulos e subtítulos para o artigo
iWrc: Promovendo a Economia Circular e a Sustentabilidade
Transparência e Rastreabilidade na Cadeia de Suprimentos
A iWrc, especialista em soluções sustentáveis, está avançando no mercado brasileiro com iniciativas que promovem a economia circular. Sua estratégia envolve reunir serviços, tecnologia e a universidade iWrc, criada para desenvolver e capacitar cooperativas de catadores.
No momento, a iWrc conta com 12 marcas parceiras e cinco ONGs, e está presente em cinco países. A empresa tem grandes expectativas de crescimento, visto o potencial do setor. De acordo com estudos do PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados no Brasil em 2023.
Esse levantamento também revelou que 1,4 milhão de toneladas de resíduos plásticos foram consumidos na reciclagem em 2020, representando um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior. Dentre esses resíduos, um milhão de toneladas são de plástico pós-consumo e 368 mil toneladas são de plástico pós-industrial.
Transparência e Rastreabilidade na Cadeia de Suprimentos
Visando proporcionar transparência e rastreabilidade na cadeia de suprimentos, a iWrc tem investido em iniciativas que abrangem todo o processo. Desse modo, é criado um ecossistema socialmente certificado, capaz de capacitar o setor.
A governança e as políticas envolvendo transações de recicláveis e contratos de material socialmente assegurado (Sama, BI, entre outras ferramentas) são estratégias adotadas pela empresa. Isso facilita a transação de recicláveis e estimula o mercado, segundo Michael Maggio, representante da iWrc.
Além disso, a empresa promove uma cadeia de suprimentos sustentáveis para materiais reciclados. Com o objetivo de auxiliar seus parceiros de negócios e aprimorar seu conhecimento sobre o papel na economia circular e logística reversa.
Plataforma para Conectar o Ecossistema
A iWrc lançou a plataforma iWrc com o intuito de conectar todo o ecossistema da cadeia de suprimentos e promover inovação com assertividade. Essa plataforma envolve tanto o setor público quanto o setor privado, conforme explica Maggio.
Adicionalmente, a universidade iWrc funciona como um local para o desenvolvimento e capacitação de cooperativas de catadores. Dessa forma, a inclusão social e financeira dos catadores é possibilitada, promovendo mudanças sistêmicas e trabalho decente. Até o momento, cerca de 2 mil trabalhadores já passaram pela universidade.
Por fim, a expectativa da iWrc é crescer no Brasil e atingir a marca de 150 mil toneladas de recicláveis pós-consumo. Maggio conclui: “O país tem esse potencial e sabemos explorá-lo. Temos todas as ferramentas necessárias para isso”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
#Economia #Circular #plástico