Economia Circular: Rumo a um Futuro Sustentável


Importância da Economia Circular para atingir os Objetivos Sustentáveis

A Economia Circular é uma ação fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, de acordo com a opinião de Gabriela Otero, gerente do Pacto Global responsável pelo tema no Brasil.

A iniciativa tem como objetivo principal estimular as empresas a buscarem o cumprimento das metas da ONU nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Gabriela destaca que ao considerar os objetivos de forma interligada, é possível estabelecer conexões entre as metas que abrangem igualdade de gênero, educação, emprego e meio ambiente. Ela defende que além da perspectiva de lógica verde, é importante considerar outros pontos de vista.

Segundo a gerente do Pacto Global: “Saímos dessa alcunha só do ambiental, mas ainda estamos em uma economia circular, na qual o ambiental se beneficia do social e do econômico.”

Os compromissos com a economia circular

Ao integrarem o Movimento Conexão Circular proposto pelo Pacto Global, as organizações assumem o compromisso de zerar resíduos e adotar práticas comerciais circulares.

Para que as empresas de diferentes segmentos assumam os compromissos de maneira descomplicada, é importante dissociar a ideia de dar cor à economia, de acordo com Gabriela. Além disso, a interligação de pautas relevantes à sociedade contribui para a economia circular.

Ela afirma: “Uma sociedade que cumpre todas essas urgências consegue olhar de forma mais generosa para o meio ambiente. Esse retorno influencia todas as esferas. Então, a economia circular não é apenas ambiental, é econômica. E nesse aspecto econômico, estamos falando de equilíbrio e retorno.”

Além dos compromissos com o Pacto Global, a ideia é implementar um negócio circular, avaliando principalmente como as organizações incorporam a inclusão, o uso de recursos naturais, processos produtivos otimizados e a circulação de embalagens.

Quanto às iniciativas de financiamento sustentável, Gabriela destaca a importância de financiar. Essas linhas de financiamento são específicas, com juros menores e maior acesso. No entanto, é necessário estabelecer critérios. Não é possível afirmar que um projeto reduz as emissões se na realidade não as reduz, ou se a redução aumenta a desigualdade ou a contaminação dos recursos hídricos.

Fique sempre atualizado sobre a indústria do plástico. Preencha nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.