Embalagem plástica: aumente a durabilidade dos produtos agrícolas com essa solução eficaz



JUNTO A BASF, STEPAC CRIA EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS PARA PRODUTOS AGRÍCOLAS FRESCOS

A StePac, em parceria com a Basf, desenvolveu embalagens sustentáveis específicas para o setor de produtos agrícolas frescos. Essas embalagens são feitas de uma poliamida derivada de reciclagem química, o que as torna uma opção mais sustentável.

A Basf, por sua vez, irá proporcionar maior flexibilidade para promover novos formatos de embalagens dentro do conceito de economia circular.

A StePac é especializada no desenvolvimento de soluções avançadas de embalagens funcionais e foi pioneira no uso de plásticos reciclados quimicamente para embalagens de produtos perecíveis frescos. Recentemente, a empresa recebeu a certificação REDcert2, o que a permite incorporar poliamida 6 quimicamente reciclada em suas embalagens flexíveis com atmosfera modificada (MAP).

As duas marcas da StePac, Xgo e Xtend, utilizam a tecnologia MAP com controle de umidade integrado que retarda a respiração dentro da embalagem. Além disso, essas embalagens também atrasam os processos de envelhecimento, inibem a decomposição microbiana e preservam a qualidade e o valor nutricional do produto durante o armazenamento prolongado.

A poliamida Ultramid Ccycled representa 30% do material de embalagem, mas há opções para integração de uma porcentagem maior.

Gary Ward, gerente de desenvolvimento de negócios da StePac, acredita que essa parceria ajudará a encontrar um equilíbrio entre a criação de embalagens plásticas sustentáveis e a preservação dos produtos frescos por mais tempo.

A RECICLAGEM QUÍMICA DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS

A reciclagem química é uma técnica que se aplica principalmente a resíduos plásticos que seriam destinados à recuperação energética ou descarte inadequado em aterros. Ela complementa a reciclagem mecânica e acelera a economia circular, permitindo a produção de plástico reciclado de qualidade alimentar.

Na Basf, os parceiros da empresa obtêm matéria-prima reciclada desses plásticos pós-consumo por meio de um processo termoquímico. Essa matéria-prima reciclada pode ser atribuída a produtos específicos, como o Ultramid Ccycled, usando uma abordagem de balanço de massa.

Segundo Dominik Winter, vice-presidente de negócios europeus de poliamidas da Basf, essa técnica auxilia a substituição de matérias-primas fósseis e é um passo importante em direção à circularidade. Além disso, os plásticos reciclados quimicamente têm a mesma qualidade e segurança do material virgem, o que amplia o escopo de plásticos que podem ser reciclados para embalagens de produtos frescos.

A primeira empresa a utilizar a nova marca de embalagem Xgo Circular será a produtora colombiana de maracujá, Jardin Exotics. O material será usado para exportar as frutas para a Europa por navio. A manutenção da embalagem original até o ponto de venda final elimina a necessidade de reembalagem após a chegada.

Ficou interessado em receber mais informações sobre a indústria do plástico? Preencha nosso formulário e receba novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.


#Embalagem #plástica #prolonga #vida #produtos #agrícolas