ESG: Prioridade indispensável em 95% das pautas corporativas



Pesquisa da Aberje aponta que Governança Corporativa é o fator ESG mais importante para as organizações participantes

A importância da Governança Corporativa no contexto ESG

A pauta ESG vem ganhando cada vez mais força nos mercados financeiros em todo o mundo. No Brasil, não é diferente. Com o objetivo de explorar as diversas interfaces dos três pilares com a comunicação das organizações e as complexas interações entre os diversos agentes envolvidos no tema, a Aberje realizou a pesquisa “ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil”.

A pesquisa “ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil” foi baseada no tema do ano da Aberje, “Comunicação e o Capital Ético”, e foi realizada no final de 2021. Contou com a participação de 79 grandes empresas localizadas no estado de São Paulo. O estudo buscou identificar as ações de ESG dentro das agendas das organizações e o que vem sendo feito para a comunicação sobre ESG. O estudo foi patrocinado pela Arcos Dorados.

A presença do ESG como prioridade

O estudo mostrou que o tema ESG está presente como prioridade na maioria (95%) das agendas corporativas das organizações participantes da pesquisa. Essas são as principais conclusões:

– 38% das empresas consideram o ESG uma das três principais prioridades;
– 35% das empresas consideram o ESG uma das cinco principais prioridades;
– 22% das empresas consideram o ESG uma prioridade máxima.

Carlos Ramello, da Aberje, destaca que “isso se reflete em programas, pois 91% das empresas possuem programas voltados à questão de sustentabilidade dentro dos pilares ESG, e aquelas que ainda não têm estão trabalhando em sua implantação”.

Objetivos do trabalho com fatores ESG

Segundo o estudo, os principais objetivos das empresas ao trabalhar com fatores ESG são causar um impacto positivo tangível para a sociedade (62%) e alinhar-se aos objetivos, missão e valores da organização (61%). Outros objetivos importantes são atender às expectativas dos clientes/consumidores e dos investidores.

Barreiras para a implementação de projetos de ESG

A pesquisa identificou que a principal barreira/obstáculo para a implementação de projetos de ESG é a limitação de fundos para sua implementação (35%).

Governança Corporativa é o fator ESG mais importante

A pesquisa da Aberje aponta que a governança é o fator ESG mais relevante atualmente para as empresas. A comunicação das políticas internas de governança é um grande desafio. É necessário mostrar como a empresa funciona, como é composto o conselho, quais são as políticas e diretrizes e como são tomadas as decisões na organização.

Rozália Del Gáudio, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Localiza, destaca que a governança robusta leva a decisões mais adequadas. Segundo ela, é importante começar a comunicação de governança dentro da empresa, mostrando as formas de agir aceitas e estabelecendo o elo entre a governança, a cultura e a forma correta de agir para gerar um impacto positivo. É essencial engajar o público interno e entender as diferentes necessidades de informação sobre governança.

Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan, ressalta que cada empresa, ao melhorar sua governança, automaticamente influencia outras empresas em sua cadeia. A governança também serve para alinhar as empresas.

Diversidade e Inclusão

A pesquisa mostra que 83% das organizações têm programas de Diversidade e Inclusão (D&I). Na SulAmérica, a questão da D&I é uma das pautas mais importantes e faz parte da estratégia da empresa. Thaís Arruda, da SulAmérica Seguros, destaca a importância de acolher melhor as pessoas que entram para a empresa e de continuar evoluindo nesse sentido.

Impacto Ambiental

A maioria das empresas possui programas para redução do impacto ambiental, como minimização e reciclagem de resíduos (92%), uso e conservação da água (86%) e conservação de energia (84%).

Métricas relacionadas ao ESG

As métricas relacionadas ao ESG são fundamentais para medir a reputação e a sustentabilidade das empresas. A métrica mais utilizada pelas empresas é a redução nas emissões de gases de efeito estufa, mas também são utilizadas as mudanças na eficiência energética da organização, o uso geral da água, a medição do progresso em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os resultados de pesquisas de marca e reputação.

As métricas relacionadas ao ESG são utilizadas principalmente na comunicação do desempenho sustentável aos clientes e à sociedade. Porém, 15% das empresas participantes não utilizam métricas relacionadas ao ESG.

A jornada ESG nas empresas

A Localiza é reconhecida por sua governança robusta e tem acelerado sua agenda social e ambiental nos últimos anos. A empresa se tornou signatária do Pacto Global da ONU e vem organizando projetos relacionados às energias renováveis e à redução das emissões de gases do efeito estufa.

A Nissan também tem acelerado a questão ESG nos últimos anos. A empresa trabalha com diversidade e inclusão e outros temas sociais de forma alinhada com a matriz global. A tendência é que não haja mais grupos de afinidades e sim um único grupo que englobe todos os temas relacionados. Quanto ao meio ambiente, a Nissan possui o Nissan Green Program, que lida com questões climáticas, escassez de água, qualidade do ar, entre outras.

Conclusão

Os resultados da pesquisa da Aberje mostram que a Governança Corporativa é o fator ESG mais importante para as organizações. A comunicação das políticas internas de governança é um desafio, mas é essencial para estabelecer a transparência e o engajamento com os diferentes públicos. Além disso, a pesquisa aponta a importância da diversidade e inclusão, do impacto ambiental e do uso de métricas relacionadas ao ESG para medir o desempenho sustentável das empresas.

As empresas estão avançando em suas jornadas ESG e reconhecem a importância desses temas para o futuro. A governança robusta, a diversidade e inclusão e a redução do impacto ambiental são aspectos fundamentais nesse processo. Com uma comunicação eficiente e medidas concretas, as empresas podem se posicionar de forma mais sustentável e alinhada aos valores e expectativas da sociedade.


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