Fábrica da LANXESS em Triunfo bate recorde de produção de borracha EPDM.

Fábrica da LANXESS em Triunfo bate recorde de produção de borracha EPDM.

Segundo estimativas, o mercado global prevê um crescimento percentual de um dígito por ano, nos próximos dez anos, dessa matéria-prima.

A LANXESS, multinacional líder em especialidades químicas, fechou o ano de 2011 com um recorde de produção de borracha sintética de EPDM em sua unidade em Triunfo, no Rio Grande do Sul, atingindo a produção de 41,2 mil toneladas.

Utilizada pelas indústrias automobilísticas, de construção civil e de modificação de plásticos, cabos e fios, a borracha de EPDM está com sua demanda bastante aquecida principalmente em função dos mercados brasileiro e chinês. “Acreditamos que em 2012 a demanda por EPDM deva continuar aquecida, principalmente em função do mercado automotivo. Hoje, todos os carros fabricados no Brasil possuem peças produzidas com a borracha de EPDM da LANXESS. Em função disso, esperamos alcançar um recorde de produção neste ano”, explica Marcos de Oliveira, diretor de Marketing e Vendas para América Latina da unidade de negócios Technical Rubber Products.

No Brasil, a borracha de EPDM da LANXESS é produzida na unidade adquirida, em maio do ano passado, da holandesa DSM Elastômeros. Essa aquisição possibilitou à fábrica uma soma de esforços e experiências que permitiram que alguns gargalos fossem sanados. Além disso, a LANXESS fez investimentos como, por exemplo, a aquisição de um robô que coloca em caixas próprias os fardos de borracha. Esse investimento tornou o processo mais ágil e certeiro, diminuído o tempo de embalagem dos fardos.

Além de suprir a demanda do mercado nacional, a borracha produzida pela LANXESS em Triunfo também é exportada para outros países da América do Sul. “Cerca de 60% da nossa produção é voltada ao mercado latino-americano, os outros 40% são exportados para outros continentes”, explica Ubiratan Sá, gerente do site da LANXESS em Triunfo. No mercado brasileiro, 65% da produção é destinada a São Paulo e o restante, direcionado para todo o país, principalmente Rio de Janeiro, Minas Gerais e os estados do Sul do país.

Além do Brasil, a LANXESS produz a borracha de EPDM em seus sites em Marl, na Alemanha, Orange, nos Estados Unidos e Sittard-Geleen, na Holanda.

SOBRE A LANXESS: A LANXESS é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de 7,1 bilhões de euros em 2010. Atualmente conta com cerca de 16.100 funcionários distribuídos em 30 países. A companhia possui 47 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de especialidades químicas, plásticos, borracha e intermediários.

 No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 13 unidades de negócio, possui mais de 1000 funcionários, 5 unidades produtivas, laboratórios e escritórios, distribuídos pelas cidades de São Paulo e Porto Feliz (SP), São Leopoldo e Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ), Cabo de Santo Agostinho e Recife (PE).

Fonte: LANXESS

Total
0
Shares
Previous Article
Contêineres feitos de plástico de origem renovável auxiliam na limpeza da cidade do Rio de Janeiro.

Contêineres feitos de plástico de origem renovável auxiliam na limpeza da cidade do Rio de Janeiro.

Next Article
Feira PLAST 2012, em Milão, contará com mais de 1.100 expositores de 40 países.

Feira PLAST 2012, em Milão, contará com mais de 1.100 expositores de 40 países.

Related Posts