O FIFA 23 receberá algumas das equipes que disputam a Liga dos Campeões Feminina da UEFA a partir do início de 2023. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (18) durante o evento Women’s Football Summit, no qual a Electronic Arts anunciou parcerias que aumentarão o compromisso da empresa com o futebol feminino dentro e fora dos jogos. A novidade permitirá que os jogadores entrem na fase eliminatória do torneio, com equipes de outros países que não Inglaterra e França, cujas ligas já estão disponíveis.
Vale ressaltar que FIFA 23 está atualmente disponível para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X/S, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC (via Steam, Epic Games Store e Origin/EA App), além de tendo uma edição Legacy no Nintendo Switch.
🎮 Como baixar FIFA 23 no PlayStation, Xbox e PC
👉 Qual jogo é melhor: FIFA ou eFootball? Opinião no Fórum Armário para Vestiário Blog
Através da nova parceria com a UWCL (UEFA Women’s Champions League), as jogadoras poderão assumir o controle de equipes como Juventus, Real Madrid, Machester City, Chelsea, Lyon, PSG e outras equipes femininas classificadas. Vale ressaltar que os dois primeiros não estavam disponíveis anteriormente no jogo, pois disputam as ligas italiana e espanhola, ausentes no FIFA 23.
Vale lembrar que este foi o primeiro jogo da série a incluir equipes femininas além das seleções nacionais, com clubes da Superliga Feminina Barclays FA (Inglaterra) e da 1ª Divisão Arkema (França). A evolução da tecnologia HyperMotion 2, com capturas de partidas reais, também contou com um jogo de futebol feminino para coletar informações sobre os movimentos dos atletas.
Durante o evento, a Electronic Arts também anunciou várias iniciativas dedicadas à defesa do futebol feminino. Entre eles, um fundo de investimento “Starting XI Fund” de US$ 11 milhões (quase R$ 58 milhões) voltado para jogos, ligas, clubes e atletas. Além disso, o jogo apoiará um programa de estágio feminino para clubes existentes e novos parceiros, visando capacitar jovens mulheres para o mundo do futebol.
A EA também assinou uma parceria com a plataforma DAZN para transmitir os jogos da UEFA Women’s Champions League. O vice-presidente sênior da marca, Andread Hopelain, disse que a empresa reconhece seu papel em representar e elevar a diversidade e a participação no esporte como agentes de mudança para o futuro.