Fim do Xbox Series S? Estúdios estariam tentando ‘abandonar’ console

O Xbox Series S, console básico da Microsoft, aparentemente não está agradando os desenvolvedores, de acordo com um post do artista Ian Maclure em seu Twitter. O profissional, que trabalhou na Bossa Studios para produzir o indie I Am Fish, disse que vários estúdios estão tentando fazer com que a Microsoft abandone a exigência de compatibilidade dos jogos lançados para o Xbox Series X com o modelo mais acessível.

Vale lembrar que parte da polêmica começou na semana passada, devido a declarações do artista Lee Devonald, desenvolvedor de Gotham Knights, que apontou uma limitação no potencial da nova geração graças ao Xbox Series S. Apesar das reclamações, o console é um sucesso no mercado, sendo mais procurado que os modelos mais potentes PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X em determinados mercados durante a última Black Friday.

🎮 Xbox pode ter loja de aplicativos para concorrer com Apple e Google, diz site

👉 O Free Fall Guys está no Xbox Cloud Gaming? Veja o Fórum do Armário para Vestiário Blog

Em sua conta no Twitter, o artista de personagens técnicos da Rocksteady, Lee Devonald, abordou as reclamações dos usuários sobre Gotham Knights rodando apenas a uma taxa de quadros de 30fps, sem um modo “Desempenho” para 60fps. Lee comentou que gostaria que os jogadores entendessem que limitar-se à taxa de atualização mais baixa significa abrir mão de muitas coisas para fazer o jogo rodar mais rápido.

Ele então mencionou que os compromissos tiveram que ser feitos devido ao Xbox Series S, culpando a placa de vídeo do console: “Uma geração inteira de jogos, empatada por esta batata”. Após a polêmica, as postagens foram deletadas pelo autor.

O veterano jornalista Jeff Gerstmann postou em sua conta no Twitter sobre o assunto dizendo que não vê fundamento na afirmação de que o Xbox Series S prejudicaria os jogos, já que a maioria deles também são lançados para PC, onde é preciso abranger configurações muito mais variadas. . Nesse ponto, o artista Ian Maclure entrou na conversa com informações sobre o descontentamento dos desenvolvedores.

De acordo com Ian, o Xbox Series S foi considerado “um albatroz” no gargalo de produção no ano passado e, agora que as empresas estão totalmente focadas nos consoles de última geração, elas não gostariam de repetir o ciclo. O artista disse que mais comentários sobre as limitações do Xbox Series S estão surgindo ultimamente, já que muitos estúdios estão tendo reuniões com a Microsoft para tentar revogar o requisito de compatibilidade do console.

É importante ressaltar que, apesar das polêmicas, a introdução de um console de entrada mais barato visando menor desempenho e resolução parece ter sido um grande sucesso por parte da Microsoft. Na Black Friday 2021, o Xbox Series S foi o mais vendido em vários mercados importantes, superando o rival PlayStation 5 (PS5), o Nintendo Switch, que é vendido na mesma faixa de preço, e até o mais poderoso Xbox Series X.

com informações de Crônica dos videogames e Desabafo do jogo