**Horta em reciclado: Plantando sustentabilidade com garrafas plásticas recicladas**
A importância da reciclagem plástica tem sido destacada em uma plantação sustentável construída com garrafas plásticas recicladas, inaugurada em Porto Velho. A iniciativa, promovida pelo Governo de Rondônia através da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), reutiliza materiais descartáveis e promove a conscientização ambiental.
**Agricultura urbana e sustentável**
Durante a Semana do Meio Ambiente, a horta foi criada como uma forma de incentivar a agricultura urbana e conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Uma equipe de voluntários será responsável pela administração da plantação e parte dos alimentos cultivados serão destinados à comunidade local, proporcionando acesso a alimentos frescos e nutritivos para aqueles que mais precisam.
Além de promover a conscientização ambiental, a horta também traz impactos positivos para o meio ambiente ao aproveitar garrafas plásticas recicladas como forma de cultivo. Os alimentos são cultivados em ambientes seguros e controlados, garantindo qualidade e segurança.
**Construindo um futuro circular para as embalagens plásticas**
Com o objetivo de reciclar polietileno linear de baixa densidade (LLDPE) e resíduos de polietileno de baixa densidade (LDPE) para embalagens flexíveis, a LMF Nord GmbH planeja construir uma usina de reciclagem mecânica no norte da Alemanha. A previsão é de que a produção comece no início de 2025.
As embalagens de plástico secundário, como película elástica ou retrátil, são amplamente utilizadas para proteger e embalar bens de consumo durante o transporte e armazenamento. No entanto, apesar de sua resistência e transparência, o material ainda é difícil de ser reciclado em matérias-primas de alta qualidade que atendam aos padrões da indústria de embalagens.
Para abordar esse desafio, a parceria entre a LMF Nord GmbH e a LyondellBasell fornecerá materiais reciclados de LDPE e LLDPE, complementando a gama de produtos de CirculenRecover polietileno e polipropileno de alta densidade. Essa iniciativa contribui para os esforços em reciclagem avançada e para a estratégia de investimento em matéria-prima proveniente de fluxos de resíduos plásticos.
A nova unidade de reciclagem tem a expectativa de produzir 26.000 toneladas por ano de tipos reciclados de LDPE e LLDPE. Esses materiais serão comercializados pela LyondellBasell para uso em diversas aplicações, desde películas de estiramento até películas de colagem, promovendo a sustentabilidade e a economia circular.
**Embalagens mais sustentáveis para a Amstel**
A Packseven, uma das principais empresas brasileiras de filmes flexíveis, forneceu embalagens mais sustentáveis para a Amstel, a sétima maior marca de cerveja do mundo. As latas da marca agora contam com uma proteção plástica feita com Shrink PCR, produzido com resinas pós-consumo recicladas.
O uso do Shrink PCR nas embalagens da Amstel é mais um exemplo de sucesso na indústria cervejeira em adotar modelos mais sustentáveis. Essa solução personalizada incorpora as especificações necessárias de tamanho, espessura, transparência, encolhimento e impressão, oferecendo qualidade e proteção para a marca.
A resina PCR utilizada representa 30% do plástico utilizado nas embalagens da Amstel. Essa resina de alta performance é produzida pelo Grupo Kapersul Waste Management (KWM) e tem como objetivo acelerar a economia circular dos plásticos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e apoiando cooperativas de reciclagem.
Com o uso de resinas pós-consumo recicladas, o processo de produção das embalagens da Amstel aumenta sua vida útil e a reciclabilidade do material, fortalecendo o compromisso da marca com a sustentabilidade.
Cadastre-se agora mesmo para receber mais informações e conteúdos de qualidade sobre a indústria do plástico. Preencha o formulário e esteja sempre atualizado!
(formato HTML dos títulos e subtítulos):