IEM Rio Major 2022: FURIA vence NaVi e está nas semifinais

A FURIA Esports avançou para as semifinais do torneio mundial IEM Rio Major 2022, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). A classificação foi assegurada após uma vitória sobre Natus Vincere (NaVi) nesta sexta-feira (11) em uma série melhor de três (MD3). O time de Oleksandr “s1mple” Kostyliev surpreendeu com uma vitória apertada em seu mapa de escolha, mas o FURIA se manteve firme no gol, confirmou o ponto em seu território e buscou a virada no mapa decisivo para se manter vivo no mundo e levantar a torcida no Jeunesse Arena. As divisões foram 14–16 no Nuke, 16–9 no Ancient e 16–10 no Mirage.

Com a vitória, o FURIA volta a jogar neste sábado (12) às 17h30, no horário oficial de Brasília, contra o Dinamarquês Heroico. O novo MD3 vale uma vaga na grande final para decidir o título mundial de CS:GO. Lembrando que a competição é transmitida nos canais de Alexandre “Gaules” Borba e ESL no Twitch. Veja, abaixo, os destaques da série que confirmou a FURIA nas semifinais.

🎮 Vai para o IEM Rio Major 2022? Veja 8 coisas para fazer no evento

🇧🇷 Como posso melhorar meu computador para jogar CS:GO? Veja o Fórum do Armário para Vestiário Blog

Mapa 1 (Nuke)

Depois que FURIA pegou a primeira pistola da série, as três rodadas seguintes foram dominadas por rodadas forçadas ou econômicas. Os Na’Vi forçaram a armada dos brasileiros e até viraram o placar, mas os brasileiros conseguiram segurar algumas armas para chegar ao empate em 2 a 2. Na 5ª rodada, o FURIA voltou a virar e conquistou a estabilidade financeira para buscar 5 a 2 no placar. Foi quando Valerii “b1t” Vakhovskyi encontrou um embreagem 1v2 em uma economia crucial para colocar os Na’Vi de volta no jogo. A FURIA perdeu um pouco o controle do jogo, viu o adversário virar o placar e se limitou apenas a reduzir o dano à desvantagem mínima de 8–7.

Assim como o TR, o FURIA não conseguiu repetir a vitória de pistola no primeiro tempo e foi forçado a fazer um total econômico na próxima rodada, dando ao Na’Vi o caminho claro para abrir 10-7. No primeiro set, o início promissor de FURIA foi frustrado por Ilya “Perfecto” Zalutskiy, que fez um 4K e parou o plantar🇧🇷 Os brasileiros só acordaram quando o Na’Vi abriu o 13-8 e passou a fazer muito sucesso em seus avanços para o locais de bombas e alcançou a reviravolta em 14-13. Infelizmente, a perda em uma economia Na’Vi custou muito e afetou muito os jogadores da FURIA, que acabaram sofrendo outra reviravolta e perdendo por 16-14.

Mapa 2 (Antigo)

Em seu mapa de escolha, a FURIA logo buscou um plantar rápido em pistola, Na’Vi arriscou um desarme direto, mas Yuri “yuurih” Boian e Kaike “KSCERATO” Cerato pararam para garantir essa importante vitória. Em 3-0, Na’Vi reagiu com uma armada, mas FURIA reagiu com boa rotação e um bom embreagem de yuurih em 1v3. Quando o FURIA abriu o 5-0, foi o momento em que o time ucraniano acordou daquele lado do CT e passou a adquirir suas primeiras rodadas, mas sem se aproximar do empate. O TR dos brasileiros se manteve superior e segurou o 10-5 antes da virada de lado.

Assumindo a posição de TR, Na’Vi levou a melhor pistola, mas quase não cedeu à economia dos brasileiros na rodada seguinte, perdendo quatro armas ao todo. A FURIA não conseguiu tirar vantagem de imediato e foi só no conjunto completo de ambas as equipas que alcançou a sua primeira vitória naquele metade, abertura 11–9. Rafael “saffee” Costa e KSCERATO começaram a encaixar suas balas e garantir a superioridade da FURIA em armados completos na série. Desta vez, os Na’Vi não conseguiram se encontrar como CT e viram os brasileiros fecharem o Ancient 16–9.

Mapa 3 (Miragem)

Assim como em Ancient, FURIA teve um bom começo no Mirage. Depois de um defesa no limite feito por Andrei “arT” Piovezan na pistola redonda, os brasileiros se animaram e abriram facilmente o 4 a 0 no placar. Neste ponto, Na’Vi surpreendeu com um plantar rápido em local da bomba B e eliminando todos os brasileiros sem perder jogadores. Aos poucos, a equipe ucraniana foi diminuindo a distância e contou com a grande ajuda de Oleksandr “s1mple” Kostyliev, que teve atuações um pouco discretas nos mapas anteriores, mas causou grandes estragos no Mirage. Felizmente, Andre “drop” Abreu estava lá para garantir a vantagem mínima de 8-7 no metade🇧🇷

Como TR, FURIA teve um desempenho praticamente impecável quando local da bomba Ae Kaike “KSCERATO” Cerato marcou mais três mortes para o time marcar naquele segundo pistola🇧🇷 Após vencer no anti-eco, o FURIA acabou caindo no primeiro set completo e viu o Na’Vi começar a se aproximar no placar, até chegar ao empate em 10–10. Em novo set, FURIA encontrou a vitória e marcou mais um em sequência em um belo rodízio de KSCERATO e Rafael “saffee” Costa. Os Na’Vi se esforçaram, mas não se encaixavam mais no jogo e foram superados por 16 a 10 para a comemoração dos torcedores brasileiros.

com informações de HLTV e liquipédia