Indústria demonstra confiança em outubro através de diversos setores


A confiança da indústria brasileira cai em outubro, revela pesquisa da CNI

A análise da pesquisa

A pesquisa da CNI, realizada entre os dias 2 e 12 de outubro, entrevistou um total de 2044 empresas de pequeno, médio e grande porte. No entanto, os resultados mostraram que houve uma queda na quantidade de setores confiantes da indústria. Em setembro, eram 18 de 29 setores confiantes, enquanto em outubro esse número diminuiu para 15.

A confiança por região

Apesar da queda geral, a confiança das empresas nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste continua sendo positiva. Já na região Sul, a confiança ficou abaixo dos 50 pontos esperados.

A migração dos setores da indústria

Com base nos dados, foi possível observar que seis setores perderam confiança entre setembro e outubro. São eles: Equipamentos de Informática, Eletrônicos e Ópticos, Máquinas e Equipamentos, Obras de Infraestrutura, Celulose e Papel, Calçados e Suas Partes, e Metalurgia. Por outro lado, dois setores apresentaram um movimento contrário, passando da falta de confiança para um aumento de confiança. Esses setores são: Veículos Automotores e Produtos de Material Plástico.

Diminuição da confiança em todos os segmentos

Apesar de a confiança ainda se manter acima da linha dos 50 pontos, ela diminuiu em todos os segmentos da indústria. Mesmo as pequenas e médias indústrias, que anteriormente demonstravam confiança em setembro, registraram uma diminuição de confiança em outubro. As pequenas empresas passaram de 49,9 pontos para 49, e as médias empresas passaram de 50,6 para 49,6. Já as grandes empresas ainda mantêm a confiança, mas também tiveram uma redução de 53,6 para 53,4 pontos.

Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.


#Setores #Indústria #mostram #confiança #outubro