Para a decepção de muitas pessoas, Instagram deve ter cada vez mais vídeos, ficando cada vez mais parecido com o TikTok. Embora não tenha sido dito dessa forma, a informação foi confirmada pelo próprio chefe da rede social de fotos.
“Eu preciso ser honesto. Eu realmente acredito que o Instagram terá mais vídeos ao longo do tempo. Vimos isso mesmo quando não fizemos nenhuma alteração. Nós vimos isso apenas de você olhando [as publicações do] feed em ordem cronológica”, argumentou Adam Mosseri, chefe da rede social.
O que ele explicou é que vídeos curtos estão tomando conta da plataforma, pois as pessoas parecem gostar de conteúdo nesse formato. O diretor do Instagram disse que isso é perceptível pelo número de curtidas, por exemplo.
???? Tem muita coisa acontecendo no Instagram agora.
Eu queria abordar algumas coisas em que estamos trabalhando para tornar o Instagram uma experiência melhor.
Por favor, deixe-me saber o que você pensa ???? pic.twitter.com/x1If5qrCyS
— Adam Mosseri (@mosseri) 26 de julho de 2022
Apesar de defender que em algum momento será necessário adaptar a rede social para que tenha mais vídeos, Mosseri foi enfático em um ponto. “O Instagram continuará a oferecer suporte a fotos. Essa é a nossa herança”, afirmou.
Reivindicações
O chefe do Instagram postou o vídeo falando sobre o assunto possivelmente como resposta a uma campanha crescente. Com a participação de influenciadores gigantes como Kim Kardashian e Kylie Jenner, milhares de pessoas estão participando de uma petição com os dizeres “Make Instagram Instagram again”, ou algo como “Make Instagram be Instagram again”.
A acusação das pessoas é que a rede social do Meta está cada vez mais parecida com o TikTok e que, de alguma forma, estaria priorizando vídeos sobre fotos.
Aliás, a plataforma vem tentando concorrer com o TikTok dos Reels com dicas de culinária, maquiagem, brincadeiras, quadras esportivas, etc.