Instituto de Pesca publica estudos sobre Aquicultura Multitrófica Integrada e Bioflocos em boletim

Inovações na Aquicultura e Pesca: Publicações do Boletim do Instituto de Pesca

O Boletim do Instituto de Pesca (BIP), uma das mais tradicionais publicações brasileiras nas áreas de Aquicultura e Pesca, tem se destacado mundialmente, especialmente em estudos sobre bioflocos (BFT). Avaliado pela Aquaculture International, o BIP está entre as 10 principais publicações globais no tema, baseando-se em número de publicações, citações e índice h. Esta revista científica é um marco de excelência e relevância no campo da pesquisa aquática.

Recentemente, o BIP publicou artigos abordando temas como a Aquicultura Multitrófica Integrada (IMTA) e produção em Bioflocos, que apresentam novas abordagens de produção de organismos aquáticos alinhadas com a economia circular e a ciclagem de nutrientes.

Artigos Recentes do BIP Sobre Sustentabilidade na Aquicultura

Um dos artigos publicados, intitulado “Zooplankton community dynamics in response to water trophic state in integrated multitrophic aquaculture”, analisa a dinâmica da comunidade zooplanctônica em sistemas de IMTA envolvendo tilápia e camarão. O estudo destaca a eficiência da IMTA como uma forma alternativa de otimizar o uso de alimentos na aquicultura.

Outro artigo, “Integrated Multitrophic Aquaculture in ponds using substrate for periphyton as natural source of food”, demonstra a eficácia do perifíton como alimento complementar em sistemas de IMTA, resultando em aumento de produtividade e economia de ração.

Avanços no Sistema de Bioflocos (BFT)

O BIP também publicou estudos importantes sobre o sistema de bioflocos, que é sustentável e ajuda a manter a qualidade da água. Por exemplo, o artigo “Sea lettuce (Ulva ohnoi) cultivation in biofloc technology” avaliou o cultivo da alga Ulva ohnoi em bioflocos, observando um aumento nos teores de proteína e ulvana.

Em “Comparison between biofloc technology system and aquamimicry in the cultivation of Litopenaeus vannamei”, foi feito um experimento comparando a produção de camarões em sistemas de bioflocos e aquamimicry, revelando desempenhos zootécnicos semelhantes e sugerindo testes em maiores densidades de estocagem.

Compromisso com a Diversidade e Inclusão na Pesquisa Aquática

O Boletim do Instituto de Pesca, com um acervo digitalizado de mais de 1450 artigos, mantém seu compromisso com a publicação de estudos de alta qualidade e acessíveis ao público. Além disso, o periódico tem implementado critérios de DEIA, buscando abordar temas sociais relevantes e dando voz a grupos em vulnerabilidade social, como pescadores artesanais e populações ribeirinhas.

Com seu papel vital na promoção do conhecimento científico nas áreas de Aquicultura e Pesca, o BIP convida autores a contribuírem com suas pesquisas e leitores a explorarem os artigos disponíveis.

O Instituto de Pesca: Promovendo o Desenvolvimento Sustentável

O Instituto de Pesca, ligado à APTA e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem a missão de desenvolver soluções científicas e tecnológicas para o avanço sustentável da Pesca e da Aquicultura. Através de pesquisas inovadoras e colaborações estratégicas, o Instituto busca contribuir para o desenvolvimento sustentável desses setores vitais.

Em suma, o Instituto de Pesca, por meio do BIP, reforça seu compromisso com a pesquisa científica de ponta, contribuindo significativamente para o progresso das áreas de Aquicultura e Pesca, tanto no Brasil quanto globalmente.


#Boletim #Instituto #dePescapublica #estudos #sobre #Aquicultura #Multitrófica #Integrada #Bioflocos