O iOS 16.1 foi lançado nesta segunda-feira (24) e para os usuários que desejam manter o iPhone protegido, é importante atualizar o sistema. Isso porque, mais do que apenas adicionar novos recursos ao telefone, a nova atualização da Apple também corrige uma grave falha de segurança de dia zero – ou seja, foi descoberta pela empresa da maçã somente após já ter sido explorada por terceiros.
- iOS: 5 mudanças que fizeram uma grande diferença no iPhone na última década
- O que significa o ponto laranja no iPhone? Entenda os ícones do iOS
A vulnerabilidade em questão é CVE-2022-42827. De acordo com a Apple na segunda-feira, a falha, descoberta por um pesquisador anônimo, permitiria que hackers executassem remotamente códigos maliciosos para obter acesso às partes principais do iOS.
Na página oficial sobre atualizações de segurança para seus dispositivos, a Apple afirma que essa vulnerabilidade foi explorada anteriormente. A empresa, no entanto, não detalhou isso em seu comunicado – por isso não é possível saber o impacto da falha. No entanto, como acontece com a maioria das falhas de dia zero, esta não deve ter tanto impacto nos usuários médios do iOS.
Isso porque esse tipo de vulnerabilidade é frequentemente explorado por hackers que possuem alvos específicos, como jornalistas, políticos e/ou ambientalistas – o mesmo público para o qual foi lançado o modo Lockdown, disponível no iOS 16. Apesar disso, por precaução, é importante atualizar seu iPhone para a versão mais recente do iOS.
Outras novidades no iOS 16.1
Mais do que apenas corrigir falhas de segurança, o iOS 16.1 também trouxe algumas funções para o iPhone que haviam ficado de fora da primeira versão do sistema. Uma delas é o Live Activities, recurso que adiciona atualizações em tempo real de apps compatíveis à tela de bloqueio. Assim, será possível, por exemplo, acompanhar o placar de um jogo e/ou o status de um pedido sem precisar entrar nos aplicativos – ou seja, se os aplicativos em questão estiverem adaptados à novidade.
Outro recurso muito aguardado que foi lançado com o iOS 16.1 é a expansão da visualização da porcentagem da bateria para mais modelos de iPhone. A opção antes era limitada a algumas versões do celular e, desde o lançamento do sistema, em setembro deste ano, era muito aguardada pelos donos dos demais modelos.
A biblioteca compartilhada do iCloud também foi adicionada a partir do iOS 16.1. Assim, após atualizar seu iPhone para a nova versão do sistema, você poderá criar álbuns compartilhados com amigos e familiares e tirar fotos que caem diretamente neles – o que pode facilitar em viagens em família, por exemplo.
A atualização está disponível para todos os modelos a partir do iPhone 8 desde segunda-feira (24). Para atualizar para o iOS 16.1, basta seguir o caminho: Configurações > Geral > Atualização de software > Baixar e atualizar.
Veja também: 7 fatos sobre o iPhone 14 que você deve saber