Jogo do Ano: Melhor do Ano Armário para Vestiário Blog elege jogo de destaque de 2022

A terceira edição do Prêmio Melhores do Ano do Armário para Vestiário Blog elegerá o jogo que mais se destacou em 2022. Nesta quinta-feira (20), você conhecerá os cinco candidatos ao título de Jogo do Ano, os critérios de avaliação e a equipe de juízes que escolherão o vencedor. Além da categoria games, a proposta é indicar os celulares, aplicativos, games e eletrônicos que marcaram o ano, com um grupo de especialistas em tecnologia para escolher o vencedor. E, assim como no ano passado, o público também pode votar em todas as categorias para eleger seu favorito em 2022. Veja como:

🏆 VOTE VOCÊ TAMBÉM: Qual foi o Jogo do Ano em 2021?

O ano de 2022 foi muito marcado pelo “pós-pandemia”, que ainda não acabou, mas já tem menos impacto na vida social devido à vacinação em massa contra o coronavírus. Durante o período de isolamento, o número de gamers no país cresceu muito, com 72,2% dizendo que jogaram em quarentena. A informação é da Pesquisa Game Brasil de 2022, que também aponta que o hábito é comum a 74,5% dos brasileiros.

Além do maior interesse pelos jogos em geral, 2022 trouxe vários títulos que estavam planejados para anos anteriores, mas sofreram algum atraso. Aliás, alguns grandes nomes ficaram para o final do ano e início de 2023, e acabaram fora da lista final dos Melhores do Ano. Para a escolha do jogo em destaque no período, foram utilizados alguns critérios.

Critério

  1. Representação do mercado: qual foi o impacto do título no mercado em 2022? Será considerado o tempo desde seu anúncio até o lançamento;
  2. Jogabilidade e diversão: analisar a jogabilidade, além dos modos e grau de diversão que proporcionam a quem está jogando;
  3. Avaliação do crítico: avaliação da crítica internacional especializada em games. Na lista estão incluídos os jogos mais bem avaliados em seus principais requisitos;
  4. Avaliação do utilizador: trazer feedback da comunidade sobre os jogos de 2022. A seleção considera lançamentos que tiveram grande expectativa e aqueles que surpreenderam quando chegaram às mãos dos jogadores;
  5. Downloads e unidades vendidas: para fechar o critério, foi considerado o número de unidades vendidas e/ou baixadas dos jogos finalistas no primeiro mês de lançamento.

Finalistas

  • Anel Elden

O título, lançado pela From Software em conjunto com a Bandai Namco, é um souls-like roteirizado por George RR Martin, autor da série de livros que deu origem a Game of Thrones. O jogo se destaca por trazer, pela primeira vez em jogos do gênero, um mundo aberto focado na exploração, mas seguindo a dificuldade característica da série. O jogador assume o papel de um Tainted One, que deve juntar as peças do Pristine Ring para se tornar o Elden Lord. Mas isso não acontece sem passar por muitos percalços ao longo do caminho.

O título quebrou recordes históricos de vendas: mesmo com a característica dificuldade souls-like, o título vendeu mais de 12 milhões de cópias em menos de um mês, o título mais vendido no menor tempo na história da Bandai Namco. Além disso, o jogo foi imensamente elogiado pela crítica especializada, chegando a estrear com impressionantes 98 no Metacrítico, site agregador de notas. Atualmente, Elden Ring tem nota 96 no site em sua versão para Xbox Series X/S, e chegou também para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC.

  • Horizonte: Oeste Proibido

A sequência direta de Horizon Zero Dawn também está na nossa lista de melhores do ano. O jogo, lançado para PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5), chega às lojas em fevereiro com a expectativa de ser um dos principais lançamentos de 2022. A história começa logo no final do primeiro jogo, com Aloy seguindo-a jornada depois de salvar a cidade de Meridiana da ameaça de Hades. O jogo melhorou tudo o que havia de bom no antecessor, além de trazer novidades recursoscomo um gancho semelhante ao de Nathan Drake em Uncharted 4, e um planador semelhante ao visto em Zelda: Breath of the Wild.

Os gráficos também alcançaram um novo patamar de realismo e os combates ficaram mais dinâmicos, mesmo que o corpo a corpo ainda não seja o ponto forte do jogo Guerrilla. Sem contar as novas opções de acessibilidade, que se tornaram mais complexas, e o divertido modo de foto, que, por si só, já é suficiente para fazer os jogadores passarem horas tirando fotos.

  • Pokémon Legends: Arceus

Pokémon Legends: Arceus também foi outro destaque em 2022. O jogo da Nintendo em parceria com a The Pokemon Company vendeu mais de 12 milhões de unidades, sendo 6,5 milhões só na primeira semana, o que já é um sucesso comercial. O jogo foi responsável por trazer uma nova fórmula para a série, permitindo a exploração de mundo aberto em terceira pessoa e tornando o processo de captura de Pokémon mais intuitivo. Grande parte do motivo do sucesso de Arceus é justamente essa dinâmica de exploração, que há muito vem sendo solicitada pelos fãs da série.

A aventura se passa na região de Sinnoh, muito antes da província ter Ligas Pokémon ou ser conhecida por esse nome. Por isso, o objetivo é catalogar os monstrinhos e criar o primeiro Pokédex da história, que deve incluir o maior número de Pokémon com os quais o jogador tenha contato, seja lutando ou capturando. O jogo pode ser jogado exclusivamente no Nintendo Switch.

  • multiversus

O Multiversus foi uma grata surpresa no ano de 2022. O jogo de luta gratuito da Warner Bros trouxe divertidas disputas entre equipes compostas por personagens de propriedade da empresa, como Salsicha (Scooby-Doo), Arya Stark (Game of Thrones), Mulher Maravilha , Batman, Steven Universo, entre outros. O jogo, que segue um estilo de luta de arena como Brawlhalla e Super Smash Bros. Ultimate, ainda nem foi lançado oficialmente, mas já está quebrando recordes em suas versões beta. Em julho, atingiu a marca de 144.000 jogadores simultâneos no Steam, um recorde para o gênero de luta.

O jogo foi muito elogiado por seu dinamismo e, claro, pela combinação inusitada de habilidades entre os personagens. É um tanto incomum imaginar, por exemplo, Superman se unindo a Salsicha. No entanto, é justamente essa dose de carisma e irreverência aliada a uma jogabilidade refinada, estratégica e divertida que transformou o jogo no sucesso que já é. Multiversus chegou em julho para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One e PC.

  • Disperso

Outra surpresa inusitada de 2022 foi Stray, ou simplesmente o “jogo do gato”. O jogo foi o primeiro a ser oferecido no primeiro dia via PS Plus, que se tornou um serviço de assinatura nos moldes do rival Xbox Game Pass apenas este ano. O título cativou os jogadores pela forma como reproduziu o comportamento de um gato e também como transmitiu esse fator para a jogabilidade. Miar, se coçar e se esfregar pedindo carinho são algumas das ações possíveis com o protagonista felino que, mesmo sem um único discurso, conquistou público e crítica com seu carisma e olhos brilhantes.

Na história, o jogador assume o papel de um gatinho laranja que se perde de seu rebanho após cair em um enorme buraco. Enquanto explora o local para tentar encontrar uma saída, o felino descobre uma cidade futurista habitada por robôs, que se escondem de estranhas criaturas comedoras de materiais, os Zurk. Cabe ao gatinho, então, encontrar uma maneira de retornar à superfície e, ao embarcar nessa jornada, o jogador entenderá o que aconteceu com o mundo para chegar a essas circunstâncias. O título está disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4) e PC.

Avaliadores

O Armário para Vestiário Blog selecionou cinco juízes especialistas em jogos para avaliar os títulos finalistas e definir qual deveria ser o Jogo do Ano. Veja quem são:

  • Yuri Hildebrand: editor de games e e-sports do Armário para Vestiário Blog
  • Vivi Werneck: editora assistente do Tecnoblog
  • Vinícius Munhoz: editor-chefe da Voxel
  • Tayná Garcia: redatora do Nerdbunker
  • Felipe Goldenboy: repórter do Canaltech e streamer

Voto popular

Em 2022, a votação continua aberta ao público. VOTE no jogo que você considera o melhor do ano até 8 de novembro! O mais lembrado pelos leitores receberá o título de “Jogo do Ano — Voto Popular”.

Os vencedores do Melhor do Ano serão revelados em 9 de novembro. Na data, conheceremos os destaques da tecnologia segundo a opinião de especialistas e leitores. Em breve divulgaremos mais detalhes sobre o evento de premiação. Os prêmios chegam bem a tempo de ajudar os compradores a comprar a Black Friday 2022, que acontece em 25 de novembro.