Lucratividade no mercado de reciclagem com o plástico PET: caminhos para o sucesso.

Lucratividade no mercado de reciclagem com o plástico PET: caminhos para o sucesso.



O mercado de reciclagem está em alta no mundo todo, devido ao aumento no uso de produtos fabricados com plástico reciclado.

A importância da reciclagem de PET para consumidores e fabricantes

O plástico PET é um dos materiais mais utilizados no mercado, e a reciclagem dele se tornou uma tendência tanto para consumidores quanto para fabricantes. De acordo com o 11º Censo de reciclagem de PET no Brasil, o país reciclou 55% das embalagens descartadas pela população. Isso representa cerca de 3,5 bilhões de reais movimentados anualmente com a reciclagem do PET.

Um estudo realizado pela PICPlast revelou que, em 2020, foram recicladas 366 mil toneladas de plástico PET, sendo que 30% desse total foi aplicado em garrafas em geral. No entanto, a contaminação de resíduos plásticos com materiais indesejados ainda é um dos principais obstáculos, resultando na perda de 168,8 mil toneladas de material durante os processos de reciclagem. O PET foi o material que apresentou a maior perda, devido ao seu alto volume de consumo.

A valorização do PET reciclado e o papel da CPR

A CPR, empresa do Grupo Valgroup, é pioneira no processo de transformação de garrafas PET pós-consumo em novas garrafas. Em 2008, recebeu a aprovação da ANVISA para o uso da Resina PET PCR, que é uma resina reciclada pós-consumo. Essa autorização permitiu que a CPR utilizasse a resina em contato direto com alimentos.

Eduardo Berkovitz, Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup, destaca que a valorização do PET reciclado mudou o cenário da reciclagem no Brasil. No entanto, ele ressalta que as expectativas seriam ainda melhores se houvesse uma obrigatoriedade na incorporação do PET PCR nas embalagens. Segundo Berkovitz, atualmente a incorporação do PET PCR é voluntária no Brasil, e isso significa que, a longo prazo, a percentagem de utilização estará limitada à resina PET virgem.

Outro ponto destacado é o custo de produção da resina PET PCR, que é superior ao custo de produção da resina PET virgem, principalmente devido às diferenças de escala produtiva, o que resulta em margens de lucro mais baixas para o setor de reciclagem. No entanto, a Europa, o Reino Unido e alguns estados dos Estados Unidos já possuem políticas de obrigatoriedade de incorporação do PET PCR, aumentando suas taxas de reciclagem.

O processo de bottle-to-bottle e as metas de sustentabilidade das grandes empresas

O processo de bottle-to-bottle consiste em transformar garrafas PET pós-consumo em novas garrafas prontas para serem envasadas. Esse processo está em alta, impulsionado principalmente pelas metas de sustentabilidade estabelecidas pelas grandes empresas.

Um exemplo é a Coca-Cola, que possui 99,4% do seu portfólio em embalagens recicláveis, mas pretende atingir a marca de 100%. A PepsiCo também tem como objetivo tornar todas as suas embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025.

O mercado global de plásticos reciclados pós-consumo tem previsão de crescimento de US$14,2 bilhões em 2020 para US$18,8 bilhões até 2025. Esse crescimento se deve ao fato de que os plásticos reciclados pós-consumo (PCR) são obtidos a partir de produtos finais, como as garrafas PET. Esses plásticos são coletados de forma seletiva tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais.

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Não deixe de aproveitar as oportunidades

O mercado de reciclagem de plástico está em expansão, e a valorização do PET reciclado é uma realidade que traz benefícios para o meio ambiente e para a economia. Ao adotar práticas sustentáveis, como a utilização de PET pós-consumo e a reciclagem, as empresas têm a oportunidade de se destacar e contribuir para um futuro mais sustentável.

Portanto, é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências e às políticas de obrigatoriedade de incorporação do PET PCR, buscando estratégias que permitam acompanhar o crescimento do mercado de reciclagem e aproveitar todas as oportunidades que ele oferece.


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