A Aurora Coop: exemplo de bem-estar animal na indústria de processamento de carnes
A adesão ao Programa Nacional de Abate Humanitário
A Aurora Coop, um dos principais conglomerados agroindustriais do Brasil, foi uma das pioneiras a aderir ao Programa Nacional de Abate Humanitário em 2009. Essa iniciativa revolucionária estabeleceu uma nova política de bem-estar animal, que hoje se tornou uma prioridade na indústria de processamento de carnes.
O Frigorífico Aurora Coop de Mandaguari e a certificação de bem-estar animal
Recentemente, o Frigorífico Aurora Coop de Mandaguari, localizado no Paraná, passou por uma rigorosa auditoria que certificou a aplicação das diretrizes de bem-estar animal. Essa foi a primeira auditoria desse tipo realizada em uma empresa brasileira e foi baseada no protocolo Global Animal Wellness Standard – Poultry Slaughter, da NSF International.
O resultado excepcional da auditoria
A auditoria comprovou que a unidade de abate e processamento de frangos da Aurora Coop de Mandaguari alcançou um índice de conformidade excepcional, entre 95% a 100%, atendendo plenamente as expectativas do protocolo. Esses resultados refletem o sólido compromisso da Cooperativa com o bem-estar dos animais em todo o sistema de produção.
O compromisso da Aurora Coop com o bem-estar animal
As práticas auditadas em Mandaguari são semelhantes em todas as unidades da Aurora Coop. Ao todo, são nove plantas de abate e processamento de aves, com capacidade instalada para o abate de 1.607 milhão de frangos por dia. No ano de 2023, essas plantas industriais abateram 320,8 milhões de cabeças de frangos, registrando um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
Engajamento de toda a base produtiva
As práticas de bem-estar animal contam com o engajamento de toda a base produtiva no campo, composta por 2.236 propriedades de avicultores cooperados localizados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Essa colaboração é essencial para garantir a qualidade e o respeito aos animais ao longo de todo o processo de produção.
Bem-estar animal também na área de suínos
A Aurora Coop também se destaca na área de suínos, operando oito plantas com capacidade de abate e processamento de 32.092 suínos por dia. No ano passado, as unidades industriais de suínos localizadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul abateram 7,376 milhões de cabeças, volume 3,2% superior ao ano anterior.
Engajamento dos produtores rurais
Os 3.625 produtores rurais cooperados participam ativamente das ações de bem-estar animal, constituindo a base da estrutura de produção suinícola da Aurora Coop. Essa colaboração entre a Cooperativa e os produtores rurais é fundamental para garantir o respeito aos animais e a excelência na produção de suínos.
#Mandaguari #unidade #industrial #avesconquista #nível #excelência #bemestar #animal