Manutenção de instalações elétricas na indústria: garantia de funcionamento e segurança otimizada


A importância da manutenção preventiva nas instalações elétricas

Quando se trata de energia elétrica, a manutenção preventiva e periódica das instalações elétricas é de extrema importância para detectar problemas com antecedência, evitando desgastes prematuros em máquinas e aparelhos.

Muitas pessoas acreditam que a manutenção só deve ser realizada quando algum problema é detectado ou quando há preocupação com o funcionamento correto de partes do sistema elétrico.

Leia também:

A importância da manutenção nas instalações elétricas

Fábio Amaral, engenheiro eletricista e CEO da Engerey, empresa especializada na montagem de painéis elétricos certificados, explica que, tanto em residências quanto em empresas e indústrias, com o passar do tempo, são instalados equipamentos mais modernos que exigem cargas de energia cada vez maiores.

Segundo Amaral, apenas observando quadros, disjuntores, interruptores, lâmpadas, fiações e outros componentes importantes já é possível prever grandes danos às instalações. É necessário fazer constantemente a readequação da instalação de acordo com os equipamentos que ela recebe.

A NR-10 e a manutenção nas instalações elétricas

De acordo com a Norma Brasileira número 10 (NR-10), que estabelece as condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, a manutenção das instalações elétricas deve ser realizada de forma periódica, levando em consideração as características de cada local.

Os objetivos da manutenção preventiva são garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que lidam com instalações elétricas, além de garantir o bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos instalados, evitando desgastes prematuros.

Correção x Prevenção

Existem dois tipos predominantes de manutenção nas instalações elétricas: corretiva e preventiva.

A manutenção corretiva é realizada quando há risco para a segurança dos usuários ou possibilidade de perdas materiais. Geralmente, isso ocorre quando componentes do sistema elétrico apresentam problemas e precisam ser reparados com urgência.

Já a manutenção preventiva, considerada a mais adequada, é realizada sem nenhum contratempo aparente. Nesse caso, um técnico é chamado regularmente para fazer uma inspeção minuciosa, a fim de garantir que tudo esteja em perfeitas condições. Se algum defeito for encontrado, o reparo é feito imediatamente, eliminando riscos tanto para os usuários quanto para os equipamentos eletrônicos.

O CEO da Engerey ressalta que os gastos com a manutenção preventiva são menores em comparação com a manutenção corretiva, já que a prevenção evita panes e perdas, como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Fique atualizado sobre as novidades do setor através do portal Plástico Virtual, a maior plataforma de divulgação digital para a indústria do plástico.

Leia também: Conquista ambiental: coleta de 2 bilhões de garrafas plásticas.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.


#manutenção #nas #instalações #elétricas #indústria