O Ministro da Agricultura se Reúne com o Presidente do IBGE para Aprimorar as Estatísticas da Agropecuária Brasileira
A importância do IBGE no Planejamento da Agropecuária Brasileira
No dia 21 de fevereiro, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, para discutir iniciativas de aprimoramento das estatísticas visando o melhor planejamento da agropecuária brasileira. Essas estatísticas são essenciais para direcionar as políticas públicas de fomento, especialmente nas regiões mais remotas do país, além de fornecer informações sobre o perfil da população rural.
A Tecnologia a Serviço do Homem do Campo
O ministro ressaltou durante a reunião a importância do IBGE no trabalho estatístico brasileiro e como isso impacta na vida do homem do campo. Segundo Fávaro, os frutos dessa reunião serão a implementação de mais tecnologia para beneficiar o homem do campo, que é a prioridade do Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Censo Agropecuário e suas Consequências
Durante o encontro, foi apresentada a realização do Censo Agropecuário para o ano de 2026. Esse censo é a principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária brasileira, levantando informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção dessa atividade econômica no país. Desde 1920, já foram realizados 11 censos agropecuários.
Benefícios da Parceria entre o Mapa e o IBGE
O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, destacou que a relação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o IBGE traz inúmeros benefícios para o campo, como pesquisa, tecnologia e inovação. Ele ainda ressaltou que além do Censo Agropecuário, também é possível realizar pesquisas sobre a percepção dos produtores do agronegócio brasileiro, visando orientar e monitorar as políticas públicas para quem está no interior do país.
#MAPA #IBGE #debatem #estatísticas #agropecuária #brasileira