Metas de sustentabilidade fiscal do Governo
Em janeiro, o Governo Brasileiro lançou o NIB (Nova Indústria Brasil), um plano focado em fomentar iniciativas e avanços no campo da neoindustrialização no Brasil. Assim, seus aspectos devem ser analisados.
Tendo em vista a crescente onda de críticas ao novo plano, a análise faz-se indispensável. Pois, comprova-se que através das missões estabelecidas e dos aspectos de desenvolvimento do programa, o NIB não contradiz o objetivo do Governo de sustentabilidade fiscal.
Sendo assim, dentre as avaliações sobre o programa, destaca-se primeiramente a abordagem inovadora da construção do plano. Em seguida as discussões que foram realizadas. E por último o cenário global pós covid, os conflitos emergentes e os efeitos da crise climática.
O julgamento sobre o plano se sustenta a partir de críticas precoces e em desinformação sobre as ações realizadas pelo Nova Indústria Brasil. Portanto, esmiuçar os objetivos e os meios do programa, refutam a ideia de rotulá-lo como “volta ao passado” de subsídios, e pela busca de “campeões nacionais”.
Os aspectos que envolvem o programa Nova Indústria Brasil
A princípio, em relação à abordagem inovadora da Nova Indústria Brasil, que teve sua construção baseada em missões. Para essa elaboração, o CNDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial), reativado no terceiro mandato de Lula, reuniu por volta de 20 ministérios e diversas entidades representativas da indústria e dos trabalhadores.
Então, a partir disso, estabeleceram as seis missões que norteiam o plano da Nova Indústria Brasil. Com isso, ocorreu também o alinhamento com o Novo Pac (Programa de Aceleração do Crescimento) e com o PTE (Plano de Transição Energética).
Em segundo lugar, o programa reflete as discussões realizadas, uma vez que foi desenvolvido com a participação de diferentes pessoas e grupos. Logo, todas as visões, análises e objetivos têm participação.
A legitimidade e o comprometimento desempenham papeis cruciais no sucesso de um programa. Pois confirmam o engajamento quanto aos objetivos, metas e ações necessárias.
Análise do cenário de implementação da nova política
Por último, o cenário global está sob análise, devido a eventos recentes, como o mundo pós covid-19, a crise climática e as guerras entre a Rússia e a Ucrânia e Israel e Hamas. As empresas buscam fontes de suprimento mais próximas e confiáveis através do nearshoring.
Bem como as questões geopolíticas, ou friendshoring, que visa reduzir os riscos de interrupções no fornecimento, como a escassez global de chips que ocorreu recentemente.
O objetivo do governo de sustentabilidade fiscal não teve incompatibilidade com o Nova Indústria Brasil. Pois, a Secretaria do Tesouro Nacional não realizará aportes para suprir a estimativa de financiamento dos R$300 bilhões.
Pois, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) serão os responsáveis, principalmente, por conduzir esse processo. Isto, é, que engloba o Nova Indústria Brasil.
Em consonância com as melhores práticas internacionais, o Brasil agora possui um plano de indústria. Visando, assim, a retomada do desenvolvimento sustentável, verde, digital e inclusivo.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.