Nada de novo na frente: filme da Netflix conta os horrores da Primeira Guerra Mundial

Nada de novo na frente (All Quiet on the Western Front em inglês) é um filme da Netflix baseado no romance escrito por Erich Maria Remarque em 1929. A história traz uma narrativa dura sobre as experiências traumáticas de Paul Bäumer, um jovem soldado recém-chegado ao exército alemão enquanto ele luta por sua vida durante a Primeira Guerra Mundial. Dirigido por Edward Berger e com Daniel Brühl (Bastardos Inglórios) no elenco, o longa – indicado pela Alemanha ao Oscar de Melhor Filme Internacional – foi aclamado pela crítica e pelo público por sua abordagem realista dos horrores da guerra.

O livro de Erich Maria Remarque, baseado em suas próprias experiências na Primeira Guerra Mundial, já havia recebido uma adaptação cinematográfica em 1930, onde ganhou o Oscar de Melhor Filme e seu diretor, Lewis Milestone, recebeu o prêmio de Melhor Diretor.

🎬 The Last of Us: após vazamento, série tem data de lançamento confirmada

📝 Como executar serviços de streaming em um PC antigo? Descubra no Fórum Armário para Vestiário Blog

Sinopse

O filme segue o caminho de Paul Bäumer, um dos vários adolescentes ansiosos para servir no exército alemão, atraídos pelo patriotismo e promessas de grandeza e honra por seu serviço ao Kaiser e à nação. No entanto, o jovem logo se depara com a dura realidade das trincheiras quando, ao sobreviver ao primeiro bombardeio inimigo, encontra o corpo de um de seus amigos de infância.

À medida que a trama se desenrola, Paul luta por sua vida enquanto passa por situações desesperadoras no campo de batalha. Nos bastidores do conflito, Matthias Erzberger, deputado do Partido do Centro Alemão, negocia com os mais altos níveis de ambos os exércitos as negociações que antecedem a assinatura do Armistício de Compiègne, o cessar-fogo que levaria ao fim do 1º Guerra Mundial.

Elenco

A nova adaptação é dirigida por Edward Berger, conhecido por seu trabalho na minissérie “Patrick Melrose”, estrelada por Benedict Cumberbatch. O diretor também recebeu prêmios e indicações pelo drama “Jack”, lançado em 2014.

Apesar de não ter atuado em outros títulos famosos, a atuação de Felix Kammerer no papel de Paul foi bem recebida, mas o destaque do filme vai para Daniel Brühl como Matthias Erzberger, o vice-signatário do Armistício. Daniel trabalhou em outros trabalhos de sucesso, como Bastardos Inglórios, The Bourne Endgame e Captain America: Civil War. O elenco de Nothing New on the Front também inclui Albrecht Shuch (Explosive Disorder), Edin Hasanovic (Lara), Michael Pitthan (Altantic Crossing) e Michael Wittenborn (The Faces of Toni Erdmann).

Recepção

Com 91% de aprovação no Rotten Tomatoes pela crítica especializada e pelo público, além de 7,9 no IMDb, Nothing New on the Front destaca-se por não economizar em elementos visuais para um retrato objetivo e impiedoso dos momentos desesperados vividos por soldados. durante a guerra. Isso sem abdicar dos conflitos sobre a humanidade que o protagonista ainda deixou.

Outro elemento do longa-metragem destacado pela crítica é o retrato da futilidade da guerra desde o primeiro minuto, quando o espectador assiste o uniforme de um deles sendo costurado e depois entregue ao protagonista. Destacam-se também os paralelos entre os longos momentos de tensão no ambiente em torno de Paul, com explosões e tiros, e os poucos minutos em ambientes silenciosos, onde os mais altos escalões do exército e políticos debatem o tratado de cessar-fogo.

O filme também foi indicado por um júri da indústria cinematográfica alemã para competir na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2023. A presidente do júri, Maria Furtwängler, elogiou Nothing New on the Front por seu retrato implacável da maquinação e desumanização dos inúmeros jovens enviados, sem o menor remorso de seus superiores, para morrer no campo de batalha.

Confira o trailer de Nothing New on the Front abaixo!

Nada de Novo no Front | Trailer oficial | Netflix

com informações de data limiteIMDB (1, dois, 3 e 4), Tomates podres (1, dois, 3, 4, 5 e 6), Equipe e O guardião