Novo destino para plástico flexível reciclado: uma solução sustentável.



A Unilever, em parceria com a Ecological e a Aptar Beauty + Home, lança a primeira tampa 100% feita com plástico flexível reciclado em escala industrial no Brasil. Essa inovação, que começou a ser utilizada em embalagens de cremes de tratamento de cabelo da Seda e TRESemmé, tem como objetivo impulsionar o índice de reciclagem e recuperação do plástico.

Contribuição das empresas para essa iniciativa

A Aptar possui uma tecnologia que utiliza o polipropileno biaxialmente orientado (BOPP) para criar tampas de PCR. O BOPP é considerado o segundo material mais utilizado em embalagens flexíveis, o que torna possível a reciclagem e reutilização do material quando as tecnologias corretas estão em vigor.

Para a Unilever, o destino do plástico flexível sempre foi uma preocupação quando se pensa na economia circular. Agora, com essa novidade, eles estão contribuindo para a agenda sustentável da empresa e mostrando compromisso com o descarte correto do plástico.

Marcelo Santarelli, diretor de marketing, desenvolvimento e inovação da Aptar Beauty + Home, destaca que desenvolver embalagens com material reciclado e reciclável tem sido o principal objetivo da empresa nos últimos anos, principalmente nos mercados de beleza, cuidados pessoais, cuidados com a casa, alimentos e bebidas.

O uso da nova resina nas embalagens

A resina flexível pós-consumo está sendo utilizada nas tampas dos produtos da TRESemmé e Seda, gerando valor ao material reciclado. A redução de 20% no peso dos frascos já foi realizada pela TRESemmé, que agora possui frascos 100% produzidos com plástico reciclado e reciclável, sendo a primeira marca massiva de produtos para cabelo a alcançar esse feito.

Inicialmente, a capacidade de produção da resina reciclada feita com material flexível pós-consumo é de 1.200 toneladas por ano, mas o plano é expandir o uso desse material para outras embalagens.

Esse lançamento é mais uma conquista no cumprimento dos compromissos da Aptar Beauty + Home, que visa ter todas as suas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

Conclusão

A parceria entre a Unilever, Ecological e Aptar Beauty + Home resultou no desenvolvimento da primeira tampa 100% feita com plástico flexível reciclado em escala industrial no Brasil. Essa inovação visa impulsionar o índice de reciclagem e recuperação do plástico, contribuindo para a agenda sustentável das empresas. Com o uso da resina flexível pós-consumo nas embalagens, é possível reduzir o peso e aumentar a quantidade de plástico reciclado utilizado. Essa iniciativa é mais um passo em direção ao cumprimento dos compromissos de sustentabilidade das empresas envolvidas.


#Plástico #flexível #reciclado #ganha #novo #destino