O dispositivo de 127 volts pode se conectar a 220 V? Entenda como as tensões funcionam

Quando se trata de tomadas e energia elétrica, muitas dúvidas surgem no dia a dia do consumidor. “Um aparelho de 127 volts pode ser conectado a 220V?”, “existe um transformador de 220 a 127?”, “127 volts é 110 ou 220?”, “como usar um transformador de 127 a 220?”, “É 127/ 220V bivolt?” são algumas das principais dúvidas dos usuários. No Brasil, as tomadas utilizadas em residências e prédios comerciais utilizam, em sua maioria, tensões de 127V ou 220V. Portanto, o Armário para Vestiário Blog reuniu algumas perguntas e respostas sobre tensão elétrica de 127V e 220 volts. Confira e tire suas dúvidas nas linhas a seguir.

🔎 Tomada inteligente: 6 modelos para quem busca praticidade

Aparelhos 110V, 220V ou bivolt: como descobrir? Confira no Fórum do Armário para Vestiário Blog!

1. O que é tensão elétrica?

A tensão elétrica é a diferença de potencial entre os dois conectores do soquete e está diretamente ligada à força aplicada aos elétrons que se movem de um conector para o outro. Esse deslocamento de elétrons é eletricidade. Se um dispositivo eletrônico for submetido a uma força de elétrons maior que a suportada, o dispositivo pode parar de funcionar, pois seus elementos podem queimar.

2. O aparelho é bivolt?

Portanto, precisamos estar atentos à tensão fornecida pela tomada e aquela aceita pelo aparelho eletrônico. Se o seu aparelho for bivolt automático, não há com o que se preocupar, pois existe um circuito eletrônico de proteção que detecta e opera na tensão da tomada. Na maioria dos casos, os aparelhos automáticos de dupla voltagem operam em voltagens de 100 a 240 volts.

3. 127 volts é 110V ou 220V?

As diferentes tensões de 110V, 127V, 220V podem confundir algumas pessoas. Vale ressaltar que, atualmente, existem apenas duas tensões no Brasil para consumidores residenciais e comerciais: 127V e 220V. A possível pergunta que fica é: e 110V?

Quando as redes de energia de outros países chegaram ao Brasil, havia uma diferença na tensão elétrica, pois cada empresa utilizava uma tensão diferente. Portanto, algumas cidades ficaram com 220V e outras com 110V. Hoje, porém, após algumas modificações, a tensão que conta é de apenas 127V no país.

4. O que acontece se eu conectar um dispositivo de 127 volts em uma tomada de 220 V?

O maior problema ocorre ao conectar um dispositivo a uma tensão acima da tensão suportada. Quando conectamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, a uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, pois não está preparado para aquela voltagem elétrica.

Se o seu aparelho é de 127 volts e a única conexão disponível é de 220 volts, você precisa de um transformador de voltagem. Os transformadores convertem os 220 volts de voltagem da tomada para os 127 volts de voltagem aceitos pelo seu aparelho.

5. O que acontece se eu conectar um dispositivo de 220 volts em uma tomada de 127 V?

Por outro lado, conectar um aparelho de 220 volts a uma tomada de 127 volts não causa danos imediatos ao aparelho. Normalmente, esse dispositivo funciona com menos força, como é o caso de um ventilador ou chuveiro elétrico. Dispositivos digitais tendem, no entanto, a não funcionar, pois a baixa tensão pode não permitir a distinção correta entre os níveis binários. Ou seja, o dispositivo não saberá se um elemento está em 0 ou 1.

Por esta razão, os dispositivos bivolt manuais são sempre entregues com um interruptor de tensão de 220 volts. Dessa forma, um cliente desavisado não corre o risco de queimar seu novo equipamento imediatamente.

6. Como funciona um transformador?

Em geral, os aparelhos bivolt têm um transformador de tensão embutido. Um transformador de voltagem para corrente alternada, que é o tipo de corrente que temos em nossas tomadas, funciona com base em um fio enrolado em um material magnético. Quanto maior o número de voltas no fio, maior a tensão que o transformador converte.

Assim, para o modo 220 volts do dispositivo bivolt, são utilizadas mais voltas do fio no material magnético, obtendo-se a tensão de operação ideal do dispositivo eletrônico. A escolha da tensão em dispositivos bivolt automáticos é feita através de filtros de tensão elétrica, que definem se a tensão de entrada é superior ou inferior a um determinado limite e definem qual circuito deve ser utilizado.

Portanto, tenha cuidado com a voltagem da tomada na qual os aparelhos estão conectados, pois eles podem ser seriamente danificados se não forem preparados.

Veja também: assista ao vídeo a seguir sobre a tomada inteligente Brio e evite acidentes

Tomada inteligente Brio: evite acidentes