Fungo Fomes Fomentarius: Um Alternativa Sustentável ao Plástico
Esmiuçando o fungo
O Fomes fomentarius, também conhecido como “fungo do casco”, é um organismo que pode oferecer uma solução biodegradável ao plástico, conforme revelado por um estudo publicado na revista Science Advances. Cientistas do Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia analisaram as características estruturais, químicas e mecânicas desse ser vivo e descobriram suas propriedades promissoras.
As camadas
Os pesquisadores identificaram três camadas distintas na estrutura do Fomes fomentarius. Essas camadas incluem uma crosta externa dura e fina, uma parte espumosa abaixo da crosta e pilhas de estruturas tubulares ocas no núcleo do organismo. Os tubos ocos que compõem a maior parte do fungo demonstraram resistência a impactos, sofrendo poucos deslocamentos ou deformações.
Segundo os cientistas, as partes do fungo têm a mesma resistência que a madeira compensada, o pinho ou o couro, mas são muito mais leves. Além disso, os corpos de frutificação do fungo oferecem proteção contra insetos e galhos caídos, além de suportarem os rigores das mudanças sazonais.
Essas características do Fomes fomentarius podem ser utilizadas para produzir materiais sustentáveis, ultra leves, resistentes e robustos. Por exemplo, na fabricação de coletes à prova de balas, equipamentos esportivos e exoesqueletos para aero naves.
É importante ressaltar que esse tipo de resistência observada no fungo pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais sintéticos que sejam mais sustentáveis. Essa descoberta representa uma nova abordagem na busca por alternativas ao plástico.
Fique sempre informado sobre a indústria do plástico! Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado plástico.
#fungo #gera #biodegradabilidade #plástico