O Protocolo Callisto é cancelado no Japão; entender a razão

O Protocolo Callisto será lançado em quase todo o mundo, exceto no Japão. A decisão foi tomada pela produtora Striking Distance Studios, que optou por não disponibilizar o jogo em território japonês após discordar do pedido de censura feito pela CERO (Computer Entertainment Rating Organization), órgão responsável pela classificação etária de jogos e programas no país. Vale ressaltar que o título é de terror, e por isso tem fortes cenas de violência – o que só é permitido em lançamentos japoneses se houver restrições.

Em outros países, The Callisto Protocol ainda está programado para ser lançado em 2 de dezembro, nas plataformas PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series S,/X e PC, via loja digital Steam. Veja abaixo mais informações sobre o caso.

🎮 10 jogos altamente esperados até o final de 2022 para ficar de olho

👉 Vale a pena comprar o PS5? Descubra no Fórum Armário para Vestiário Blog

A mudança de planos foi confirmada pela conta oficial japonesa do The Callisto Protocol no Twitter, que trouxe detalhes do ocorrido. Na mensagem, escrita em japonês, eles confirmaram que “Decidimos parar de lançar a versão japonesa. No momento, a classificação foi recusada pelo CERO. Decidimos que não entregaremos a experiência que prometemos. Esperamos que todos no Japão entendam a situação”.

A produtora afirmou ainda que irá reembolsar o valor gasto pelos jogadores que fizeram a pré-compra do jogo no país. Além disso, anúncios e pré-vendas já estão suspensos em todas as plataformas para que ninguém mais faça uma compra desavisada.

Como funciona a classificação japonesa?

O CERO divide a classificação etária dos jogos por letras, não por idades. Um jogo “A”, por exemplo, é indicado para todas as idades, enquanto “B” para 12 anos ou mais, “C” para 15 anos ou mais e “D” para 17 anos ou mais.

Há também uma classificação “Z”, atribuída a jogos que contenham cenas de violência ou conteúdo adulto, com ou sem conotações sexuais. Obviamente, essa classificação é voltada apenas para usuários maiores de 18 anos, mas mesmo assim, exige que alguns jogos recebam alguma censura. Cenas com decapitações, por exemplo, não são bem recebidas pelo público japonês e são consideradas tabu.

O Protocolo Callisto nunca escondeu o tipo de violência contida no jogo, e isso pode ser visto tanto no trailer quanto nas prévias. Diante da solicitação do órgão regulador, a produtora preferiu não cortar o conteúdo, já que, segundo a empresa, a ação comprometeria a experiência do jogo.

O Protocolo de Callisto ainda chega para outros países

Apesar da controvérsia, o Protocolo de Callisto continua confirmado para outros países ao redor do mundo. O jogo, anunciado durante o The Game Awards no ano passado, acontece em 2030, na prisão colonial Black Iron, localizada em uma lua de Júpiter chamada Callisto. Nele, o jogador controla o prisioneiro Jacob Lee, interpretado pelo astro de Hollywood Josh Duhamel, que tem que lidar com uma invasão alienígena que acontece enquanto ele está encarcerado.

O jogo é fortemente inspirado na série Dead Space, e ainda possui conteúdos semelhantes, como história, modo de combate e ação, diversos sustos, aparecimento de monstros pelo caminho e jogabilidade em terceira pessoa. A semelhança se deve principalmente ao fato de o criador dos jogos ser o mesmo: Glen Schofield, CEO do estúdio Striking Distance.

The Callisto Protocol - Trailer oficial de revelação de jogabilidade

com informações de polígono, VG247, VGC