O Spotify é um dos streams populares que tem menos músicas; classificação

Apesar de ser o streaming de música com mais usuários no mundo, o Spotify é a plataforma popular que tem menos músicas em seu catálogo. O serviço tem 80 milhões de faixas, o que o coloca na parte inferior deste ranking e o deixa empatado com o YouTube Music. O SoundCloud, por sua vez, é o grande campeão do segmento, com 300 milhões de músicas em sua biblioteca. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (17), foram coletados pelo portal HowToGeek. A pesquisa considera os sete streams mais usados ​​no momento e também inclui Apple Music, Amazon Prime Music, Tidal e Deezer.

  • My Lolla no Spotify: site cria line-up dos sonhos; Veja como
  • Apple Music: 6 funções de aplicativos de streaming que você precisa conhecer

O ranking mostra uma enorme discrepância entre o campeão SoundCloud e as demais plataformas. O segundo lugar, ocupado pela Apple Music, tem 100 milhões de faixas – o que é apenas um terço do primeiro lugar. Enquanto isso, Amazon Music, Tidal e Deezer estão empatados em terceiro lugar com 90 milhões de músicas, enquanto Spotify e YouTube Music têm 80 milhões.

É interessante notar que o Spotify é líder no segmento há muito tempo. No mais recente relatório divulgado pela empresa, o serviço registrou 433 milhões de usuários ativos em todo o mundo, dos quais 188 milhões são assinantes de planos premium. Com isso, a gigante detém cerca de 31% do mercado.

A Apple, que tem a segunda maior participação, não divulga oficialmente os números regularmente. Mas estimativas de especialistas apontam para um número de usuários da ordem de 78,6 milhões, fazendo com que o serviço da Apple tenha 15% dos usuários de streaming – mesmo com 20 milhões de músicas a mais.

Vale lembrar que, além da quantidade de músicas, ainda existem algumas outras diferenças entre os streams, como a qualidade do áudio. Veja um comparativo completo entre as principais plataformas.

Mas o que isso significa na prática?

É fácil entender porque o SoundCloud tem um número tão superior em relação aos concorrentes: nele, qualquer usuário com conta gratuita pode fazer upload de faixas. O Spotify e outros streamings, por sua vez, restringem essa capacidade. Isso porque o artista precisa estar vinculado a uma das distribuidoras parceiras dos aplicativos, já que são elas que pagam a execução das faixas, além de cuidar das licenças e distribuição.

Esse sistema de trabalho muda de acordo com a plataforma, impactando na quantidade de músicas em cada biblioteca. Com exceção do SoundCloud, os números entre os serviços não estão tão desalinhados entre si. todos os artistas convencional estão presentes em todos os streamings populares, e isso inclui o Spotify. O que se tira desses dados é que, se a intenção é buscar artistas desconhecidos, o aplicativo sueco pode não ser a melhor opção.

Veja também: 4 recursos do Spotify que você precisa conhecer

Quatro recursos do Spotify que você precisa conhecer