O Uber ganhará uma função para registrar corridas diretamente no app; sabe tudo

A Uber anunciou nesta quinta-feira (27) um novo recurso voltado para a segurança do motorista: a possibilidade de registrar corridas diretamente pelo aplicativo. A princípio, a novidade estará disponível apenas nas cidades norte-americanas de Cincinnati, Louisville e Nova York, e nas cidades brasileiras João Pessoa (PB) e Santos (SP). Por enquanto, não há previsão de lançamento da funcionalidade em outras cidades do Brasil ou de outros países. De acordo com o que foi divulgado, a função estará disponível no app para Android e iPhone (iOS) e usará a câmera frontal do celular para gravar as corridas.

  • 5 serviços Uber que você (provavelmente) não conhecia
  • Uber: nova função mostra quantos motoristas te deram uma estrela; Olhar

A novidade modifica a dinâmica de segurança do aplicativo. Hoje, motoristas parceiros podem cadastrar uma câmera no sistema Uber para que os passageiros sejam notificados antes de embarcar na viagem. No entanto, ainda não era possível fazer gravações de forma nativa no aplicativo. Com o novo recurso, isso se torna uma possibilidade.

A função grava tanto o áudio quanto o vídeo das viagens, e pode ser interessante para garantir a segurança tanto dos passageiros quanto dos motoristas. Segundo a Uber, todas as gravações serão criptografadas, e nem mesmo os motoristas terão acesso direto a elas. A única maneira de acessá-los é relatar um incidente de segurança à empresa. Feita a solicitação, o Uber – que terá a chave de criptografia do arquivo – acessará as imagens.

De acordo com o que foi divulgado pela Uber, um dos motivos para adicionar essa função de forma nativa no app foram as configurações complexas das câmeras tradicionais e também o alto custo que podem ter para motoristas parceiros. A novidade estava em testes desde o ano passado, e deve ser lançada aos poucos para mais localidades.

Veja também: Como pagar uma corrida Uber com dinheiro

Como pagar sua corrida Uber com dinheiro