Oscilações no desempenho da atividade industrial


Oscilação no desempenho da atividade industrial

A CNI (Confederação Nacional da Indústria), por meio da Sondagem Industrial, divulgou que houve uma queda nos estoques da indústria no mês de janeiro de 2024 em relação a dezembro do ano anterior.

Trabalhador industrial realizando atividades, ele veste um uniforme de proteção de cor cinza. Usa máscara sobre o nariz e a boca e abafadores de sons nos ouvidos

Essa é a terceira queda consecutiva, sendo que neste mês anterior a redução foi mais intensa do que o normal para este período. O índice de evolução do nível de estoque chegou a 48,6 pontos, ficando 0,6 ponto abaixo da média histórica para janeiro.

No geral, os indicadores de atividade industrial de janeiro estão positivos. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) atingiu 68%, após aumentar 1 ponto percentual em relação a dezembro de 2023. Além disso, a UCI está 1 ponto acima da média dos meses de janeiro.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, afirma que a sequência de quedas nos estoques permitiu eliminar um excesso indesejável que limitava a atividade industrial. Com os estoques abaixo do planejado, percebe-se que a demanda foi um pouco maior do que o esperado pelos empresários. Eventuais aumentos na demanda resultarão em aumento da produção e da atividade da indústria de transformação.

Análise do desempenho econômico, produção industrial e emprego

O emprego e a produção industrial mostram-se reduzidos, o que é comum para o período, porém com uma queda mais suave do que o histórico.

O indicador que mede a evolução da produção industrial marcou 48,4 pontos em janeiro de 2024, indicando uma redução em relação a dezembro de 2023. No entanto, o índice ainda está 2,1 pontos acima da média dos meses de janeiro.

Quando analisamos as indústrias de portes distintos, notamos diferenças nos resultados. Apesar de todos os indicadores permanecerem acima de suas respectivas médias para janeiro, as empresas de grande porte alcançaram 51 pontos, indicando alta produção.

O índice de evolução do número de empregados marcou 49,4 pontos em janeiro de 2024, indicando uma redução em relação a dezembro de 2023.

Esses resultados demonstram uma redução mais moderada do que o esperado para este período.

Panorama industrial para fevereiro

Os empresários industriais têm expectativas positivas para fevereiro em relação a quantidades exportadas, compra de matérias-primas e número de empregados. O índice de intenção de investimento apresentou crescimento pelo quarto período consecutivo, estando acima da média histórica.

No período de transição entre janeiro e fevereiro de 2024, somente o indicador de expectativas sobre quantidade exportadas apresentou redução, mas ainda mantendo-se acima dos 50 pontos, indicando otimismo.

O índice de expectativa em relação à quantidade demandada aumentou em relação ao índice de janeiro, porém ficou abaixo da média histórica dos meses de fevereiro.

O indicador que mede as expectativas para a compra de matérias-primas superou a média histórica dos meses de fevereiro. Além disso, o índice de expectativa em relação ao número de empregados registrou aumento em comparação com janeiro de 2024, ficando acima da média histórica.

Fique sempre informado sobre a indústria do plástico preenchendo nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade sobre o mercado plástico.