Pac-Man e mais: 7 doodles do Google que você pode lembrar no seu telefone

Pac-Man e mais: 7 doodles do Google que você pode lembrar no seu telefone

Doodles criados pelo Google podem ser recuperados usando telefones Android e iPhone (iOS). Estão disponíveis em datas especiais, como feriados, comemorações e homenagens a pessoas relevantes para a sociedade. Geralmente duram alguns dias na página inicial e depois o site volta ao normal. No entanto, todos os desenhos já feitos pela empresa são salvos em um arquivo para visualização posterior. É possível, por exemplo, ver doodles publicados apenas no Brasil, como o mostrado quando o país sediou os Jogos Olímpicos em 2016.

  • Google: 6 truques muito úteis para fazer pesquisas no celular
  • Como usar o Doodle, calendário colaborativo para agendar reuniões

Além de poder se divertir revisando ou descobrindo novas produções, há também a possibilidade de interagir novamente com doodles que possuem algum tipo de gamificação, como, por exemplo, Pac Man. Confira, nas próximas linhas, sete doodles do Google que você pode lembrar no celular.

1. Burning Man Doodle (1998, o primeiro Doodle do Google)

O primeiro doodle do Google foi pensado para informar, de forma divertida, a ausência dos cofundadores Larry Page e Sergey Brin da empresa. Na ocasião, os dois foram a um evento cultural em Nevada, nos Estados Unidos, chamado “Burning Man”. A ideia era que as pessoas ficassem cientes de que se os servidores travassem, ambos não estariam disponíveis.

O design era muito mais simples do que é feito atualmente e apresentava o logotipo do festival, o homem em chamas, atrás do segundo “O” no Google. A iniciativa foi tão bem aceita e apreciada pela empresa que eles decidiram criar uma equipe exclusiva de especialistas para desenhar os doodles. Após serem contratados, esses funcionários passaram a ser chamados de “doodlers”.

2. Halloween Doodle (2000, primeiro doodle animado)

O Halloween é uma das datas especiais mais homenageadas pelos doodles no Google. A festa do 31 de outubro é muito tradicional nos Estados Unidos, e a primeira vez que a comemoração ganhou destaque na homepage do buscador foi em 1999. Desde então, a cada ano, o Halloween é marcado por um design diferente.

Em 2000, a comemoração contou com o primeiro doodle animado, que apresentava duas abóboras no lugar dos “O’s” e uma aranha onde o “L” era exibido. A produção foi feita por uma ilustradora convidada chamada Lorie Loeb e apresentou flashes de luz dentro das abóboras e a aranha pulando em uma teia.

3. Discover Water on the Moon Doodle (2009, primeiro doodle feito no mesmo dia)

O tempo para a produção de um doodle é variável: enquanto alguns levam semanas para serem feitos; outros exigem mais tempo, como é o caso do Halloween. A descoberta de água na lua, no entanto, teve que ser feita em muito menos tempo do que o normal. Depois de ler um artigo sobre a última revelação da NASA, a rabiscadora Jennifer Hom compartilhou a notícia com a equipe.

No início do almoço, o profissional recebeu um telefonema pedindo a alteração do esboço, que deveria ser concluído em quatro horas. O projeto foi publicado pela empresa e é lembrado por seu tempo recorde até hoje. O design apresentava o segundo “O” do Google simbolizando a lua, enquanto as outras letras foram transformadas em forma de água.

4. Doodle do 30º Aniversário do Pac Man (2010)

Este doodle tornou-se bastante popular na época porque adicionou o jogo Pac Man à página inicial do site. Qualquer um que entrasse no buscador poderia curtir o passatempo, que apresentava as mesmas animações, efeitos sonoros e gráficos originais do jogo. O doodle foi produzido em comemoração ao 30º aniversário da criação do Pac Man e foi a primeira versão jogável da empresa.

O projeto foi criado por Marcin Wichary, designer sênior de UX e desenvolvedor do Google. Quando criança, Wichary acompanhou seu pai, que era treinador de pinball, aos fliperamas. Dentro desses ambientes, ele cresceu se divertindo nas máquinas, e um de seus jogos favoritos era Pac Man. Anos depois, o doodler decidiu recriar o famoso entretenimento dos anos 80 e disponibilizá-lo para os usuários jogarem.

5. Doodle 30º aniversário da World Wide Web (2019)

O cientista da computação e teórico Tim Berners-Lee revolucionou o mundo criando a Web em 1989. A World Wide Web foi construída sobre inovações como endereços URL, linguagem HTML e protocolo de transferência de hipertexto (HTTP).

Por isso, o Google, grande beneficiário desse adiantamento, também prestou homenagem aos 30 anos da World Wide Web, no dia 12 de março. A produção exibiu um computador antigo no buscador em vez do “O”, conectado a uma rede cabeada de internet discada. No monitor, era possível ver uma página baixando gradativamente a imagem animada de um globo.

6. Doodle 42º Aniversário da inauguração da Ponte Rio–Niterói (2016)

A ponte mais longa da América Latina e uma das mais longas do mundo também foi retratada por um doodle. Criada há 42 anos, a Ponte Rio-Niterói transporta mais de 100 mil passageiros por dia. A estrutura liga as cidades do Rio de Janeiro a Niterói e tem mais de 13 km de extensão.

Faz parte da BR-101, rodovia que sai do Rio Grande do Norte e vai para o Rio Grande do Sul, e está entre as sete maiores pontes do mundo. Para o Google, o trabalho foi retratado pelo designer Patrick Leger, que recriou a imagem da estrutura com as letras do Google refletidas na água.

7. Doodle Brasil anfitrião dos Jogos Olímpicos (2016)

Em homenagem aos Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Brasil, o Google promoveu um doodle especial para a competição. Esta foi a primeira edição dos jogos realizada em um país sul-americano.

Na logomarca do buscador, foi possível ver a retração do cartão-postal do estado, apresentando o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Na água, o nome do local podia ser visto em espuma, e o ano das Olimpíadas em destaque, em laranja.

Como acessar o arquivo do Google Doodles do navegador móvel

Para visualizar todos os doodles já realizados, é necessário entrar na página “https://www.google.com/doodles” (sem aspas). Lá, você pode pesquisar designs na barra de pesquisa na parte superior do site. Se preferir, você pode ir até o final da página e obter, em ordem cronológica, toda a coleção.

Ao tocar em qualquer um deles, informações adicionais, como fatos sobre a criação dos bastidores, são exibidas. Se o projeto foi realizado em formato de animação ou jogo, também é possível visualizá-lo ou interagir com ele. O site também mostra os países onde esse doodle foi publicado e outras produções que foram feitas no mesmo dia e mês, mas em anos ou locais diferentes.

Com informações do Google (1) e (dois) e como as coisas funcionam

Veja também: 7 pegadinhas escondidas no Google

Piadas do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Related Posts