Parceria entre Governo de São Paulo e Google impulsiona o avanço tecnológico na capital

Parceria entre Governo de São Paulo e Google impulsiona o avanço tecnológico na capital


Aliança entre Governo de SP e Google fomenta tecnologia na capital

No dia 21 de fevereiro, o governador Tarcísio Freitas anunciou a parceria entre o Governo de São Paulo e o Google, para a criação de um novo centro de tecnologia de engenharia da empresa na capital. Essa parceria solidifica ainda mais São Paulo como um centro global de inovação e tecnologia.

Na imagem aparecem representantes da empresa Google e representantes do Governo de SP, como o governador Tarcísio Freitas

Essa instalação será feita em uma das edificações localizadas no campus do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O anúncio foi feito durante uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

O governador declarou: “Teremos o Google em São Paulo com um dos maiores centros de engenharia do mundo. Parabéns ao IPT por celebrarmos uma aliança cada vez mais forte entre a academia, o Estado e a iniciativa privada. Essa parceria traz benefícios como oportunidades, treinamento, capacitação, geração de empregos e perspectivas. Acredito muito na inovação, na ciência, na tecnologia e em São Paulo, que será um exemplo para o Brasil se tornar um país do futuro de fato”.

No anúncio estiveram presentes o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, e executivos do Google no Brasil. Essa iniciativa faz parte do IPT Open e tem como objetivo impulsionar e fortalecer o ecossistema de inovação, através da colaboração estratégica entre o setor público, a iniciativa privada, pesquisadores acadêmicos e líderes de startups.

Impulsionando investimentos de tecnologia a longo prazo

O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, comentou: “O Google tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, que está entre os maiores mercados para nossas nove plataformas com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, incluindo a Busca”. Ele ainda ressaltou: “Promovemos um impacto positivo na economia brasileira de mais de R$150 bilhões em 2022 e continuaremos investindo e contribuindo para o desenvolvimento do país nas próximas décadas”.

Previsto para iniciar as obras no segundo semestre de 2024, estima-se que o novo centro de engenharia esteja pronto para receber os profissionais do projeto a partir de 2026. Essa parceria e iniciativa contribuem para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em benefício da população.

O secretário Vahan Agopyan declarou: “Alinhados com as diretrizes do Governador Tarcísio de Freitas, buscamos reforçar a importância de parcerias estratégicas para o crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de São Paulo. Dessa forma, podemos garantir que diversas ações estão sendo realizadas em benefício da população”.

Inovação multidisciplinar

Dentre as diversas áreas de inovação, destaca-se o avanço de soluções fundamentadas em inteligência artificial, com foco em questões de segurança e privacidade no ambiente online. O IPT possui uma abordagem multidisciplinar que estabelece uma colaboração próxima com o centro de engenharia em Belo Horizonte, que representa o primeiro escritório do Google na América Latina.

O diretor de engenharia do Google em São Paulo, Alexandre Freire, explicou: “O Brasil é uma potência em talentos em engenharia e uma parte fundamental do ecossistema de inovação global do Google. Nosso objetivo é que o novo escritório em São Paulo se torne uma referência em todo o mundo em diversas áreas, inclusive no desenvolvimento de Inteligência Artificial para soluções de segurança online”.

A parceria também pretende incentivar a adoção de tecnologias, a troca de conhecimento e a implementação de boas práticas de acessibilidade. Além disso, está prevista a criação de um espaço de eventos para conectar a comunidade de desenvolvedores e startups, bem como a realização de treinamentos do Google Cloud abertos a estudantes de toda a comunidade acadêmica do IPT.

Como acontecerá a estruturação

Quanto à implementação do centro, foi explicado que o projeto ocupará o Edifício 1, uma das estruturas principais do complexo do IPT. No entanto, será garantida a integridade da arquitetura original de 1940, estabelecendo ambientes integrados com a comunidade.

O espaço, com 7 mil m², passará por revitalização, mantendo as características externas, como a fachada, e preservando o nome original do edifício, Adriano Marchini. Além disso, as estruturas internas serão renovadas com um design universal acessível e o centro contará com áreas destinadas a eventos, treinamentos e um auditório.

A diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, declarou: “Há quase 125 anos, o IPT busca, com base em sua missão, criar e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida da sociedade. Ao longo desta história, a criação do programa IPT Open se traduz em uma iniciativa que abre o campus IPT para instituições instalarem seus centros de inovação, envolvendo startups, empresas públicas e privadas, universidades, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente”.

Ela também complementa: “Dentro desse ecossistema, a Google chega para instalação do seu Centro, trazendo a visão de criar um futuro mais inteligente, no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas. A presença da Google no programa oferece uma série de benefícios, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e oportunidades futuras em nossa sociedade”.

Como parte das iniciativas de sustentabilidade arquitetônica, o centro inovador contará com sensores e janelas automatizadas para facilitar a ventilação natural dos espaços. Além disso, serão implementadas placas fotovoltaicas para a geração de eletricidade, complementadas por sistemas eficientes de drenagem.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Related Posts