Pesquisadores investigam os impactos da temperatura de incubação no desenvolvimento de embriões e pintinhos.


Estudos sobre temperatura de incubação vencem o Prêmio Lamas

Efeitos da temperatura de incubação no desenvolvimento de embriões e pintos

Pesquisas realizadas no Núcleo Brasileiro de Pesquisas em Incubação Artificial de Ovos da Universidade Federal da Bahia (NUPIA/UFBA) foram premiadas no Prêmio Lamas. Os estudos avaliaram os efeitos da temperatura de incubação no desenvolvimento de embriões e pintos, e tiveram resultados promissores.

Produção e qualidade dos pintos em incubações com temperaturas altas e baixas

O primeiro estudo, intitulado “Produção e qualidade dos pintos em incubações com temperaturas altas e baixas”, teve como objetivo analisar a influência da temperatura de incubação no futuro desenvolvimento das aves. Foram observadas mudanças no modo como o embrião aproveita os componentes do ovo para formar seu esqueleto.

A temperatura de incubação afeta a utilização dos componentes do ovo e a mineralização óssea do embrião?

O segundo estudo teve como foco a relação entre a temperatura de incubação e a utilização dos minerais do ovo, bem como a mineralização óssea dos embriões. Os resultados mostraram que temperaturas diferentes das preconizadas comercialmente reduzem a mobilização de minerais da casca e gema, interferindo na mineralização óssea.

Desenvolvimento e desafios

O desenvolvimento dos estudos foi desafiador, principalmente devido à pandemia. No entanto, foi possível concluir os experimentos graças ao trabalho em equipe e às parcerias com instituições públicas e privadas.

Ciclo de estudos

Esses dois estudos são apenas o início de uma sequência de pesquisas que serão divulgadas. Os próximos estudos abordarão diferentes vertentes, visando compreender a influência da temperatura em diversos aspectos da criação e abate das aves.

Importância para a avicultura de corte

O avanço dessas pesquisas é extremamente relevante para a avicultura de corte, pois pode ajudar a solucionar problemas relacionados às pernas das aves, que causam muitas perdas na criação e no abate. Conhecer profundamente os danos causados pela temperatura de incubação pode contribuir para otimizar o manejo, garantir a saúde dos animais e aumentar a lucratividade do setor avícola.

Uma das autoras dos estudos, Izabela Lorena Azevedo é integrante do Núcleo Brasileiro de Pesquisas em Incubação Artificial de Ovos da Universidade Federal da Bahia
Imagem: Uma das autoras dos estudos, Izabela Lorena Azevedo é integrante do Núcleo Brasileiro de Pesquisas em Incubação Artificial de Ovos da Universidade Federal da Bahia


#Pesquisadores #analisam #efeitos #temperatura #incubação #desenvolvimento #embriões #pintos