Plástico Brasil, Reciclagem Química e A Marca O Boticário


Plástico Pelo Mundo

Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Confira as datas para a feira Plástico Brasil 2025. Reciclagem química nos EUA traz incertezas e O Boticário transforma plástico em loja sustentável.

Feira Plástico Brasil 2025 anuncia suas datas

A Feira Internacional do Plástico e da Borracha, Plástico Brasil, realizada entre 24 a 28 de março de 2025, em São Paulo, na São Paulo Expo. Durante os cinco dias de evento, mais de 800 marcas nacionais e internacionais irão ocupar 40.000 m².

Bem como, a feira irá contar com apresentação de inovações e tendências de mercado para mais de 45 mil visitantes.

Além disso, o evento traz marcas nacionais e de outros 13 países, como Alemanha, Áustria, Argentina, China, Estados Unidos, Itália, México, Portugal, entre outros.

Primariamente, a Plástico Brasil é responsável por trazer as últimas tecnologias e lançamentos para transformadores de plástico e para indústrias da borracha, alimentos e bebidas e outras.

O credenciamento é feito pelo site.

Reciclagem química nos EUA traz incertezas para o mercado

A norte-americana Pepsico possui o compromisso de tornar todas as suas embalagens recicláveis ou biodegradáveis até 2025.

Da mesma forma, a companhia ainda pretende utilizar 24% de plástico reciclado em suas embalagens flexíveis e rígidas e decepar em 25% a presença de resina virgem em seu portfólio.

Sobretudo, essa meta da Pepsico é a reciclagem química, especialmente nos EUA. Analistas do Icis dizem que os projetos em curso de reciclagem química no país podem somar 5 milhões de toneladas/ano à capacidade existente até 2025.

Mas ainda assim, existem alguns processos pela frente, como atraso ou cancelamento das obras, sendo que hoje os EUA reciclam cerca de 9% do plástico que consomem.

O esquadrinhamento da Icis relata que ao redor de 35 projetos em gestação e em vigor relativos a unidades de pirólise ou gaseificação, apenas 17% correspondem a operações em escala comercial.

Ou seja, um ponto-chave seria a demanda por PE (reciclado) junto à responsabilidade do produtor.

Até agora, leis da responsabilidade estendida dos produtores das embalagens vigoram em quatro estados: Califórnia, Colorado, Oregon e Maine.

Além de normas de conteúdo reciclado em artefatos transformados vigoram em cinco estados Califórnia, Washington, Maine, Connecticut e New Jersey.

O Boticário transforma uma tonelada de plástico em sua primeira loja sustentável

Sustentabilidade

O Boticário inaugurou no dia 3 de agosto a sua primeira loja sustentável da marca em Goiás. O local escolhido fica no estacionamento do Hipermercado Atacadão, no Setor Industrial, em Rio Verde.

À primeira vista, o projeto chega para revolucionar a experiência de vareja, atendendo aos códigos contemporâneos de consumo voltados para a sustentabilidade.

Bem como, em todas as lojas do Boticário, a unidade é adaptada do programa BotiRecicla, com o descarte de embalagens de cosméticos vazias de qualquer marca, gerando um desconto na loja.

Por exemplo, levando três ou mais embalagens, os clientes cadastrados no Clube Viva, recebem R$15,00 de desconto nas compras acima de R$150,00.

Além disso, o projeto de lojas sustentáveis do Boticário começou em 2020 e já possui 41 unidades, utilizando aproximadamente uma tonelada de plástico reciclável a cada loja construída.

Dessa forma, pelo menos 41 toneladas de plástico foram reaproveitadas de uma maneira mais limpa, reduzindo os impactos no meio ambiente.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.


#Plástico #Brasil #Reciclagem #química #Boticário