Plástico de cogumelos: Parcerias para reciclagem e fabricação de embalagens sustentáveis


Plástico biodegradável feito de cogumelos

Uma startup chamada Magical Mushroom Company, sediada no Reino Unido, está revolucionando o mercado ao criar embalagens biodegradáveis usando resíduos agrícolas, micélio e estrutura ramificada de cogumelos.

startup Magical Mushroom Company

Essas embalagens são duráveis e possuem um valor comparável às embalagens tradicionais, feitas a partir de combustíveis fósseis.

O CEO e fundador da Magical Mushroom Company, Paul Gilligan, afirma que estão criando valor a partir de resíduos e desvendando o potencial do micélio, um recurso até então pouco explorado.

Para impulsionar seu projeto, a startup obteve um investimento de 3 milhões de libras, o equivalente a 19,5 milhões de reais, para continuar desenvolvendo alternativas sustentáveis.

De acordo com a empresa, as embalagens se degradam naturalmente no meio ambiente em aproximadamente 45 dias, sem a necessidade de adição de produtos químicos ou facilitadores industriais.

Parceria para reciclagem de plástico

A PepsiCo Labs fechou parceria com seis startups visando promover a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos na Europa.

Uma dessas startups é a Security Matters, que utiliza a tecnologia blockchain para identificar, classificar e embalar resíduos.

Por meio dessa parceria, a PepsiCo utilizará o sistema de marcador invisível desenvolvido pela Security Matters na triagem de resíduos para rastrear a reciclagem em ciclo fechado, além de verificar as alegações de sustentabilidade.

Anteriormente, a Security Matters já havia desenvolvido um transportador de reciclagem baseado em blockchain que identifica plásticos durante o processo de reciclagem.

Esse marcador permite que um gêmeo digital seja armazenado em uma rede blockchain, possibilitando assim a identificação e rastreabilidade do produto.

Parcerias na fabricação de embalagens