Plástico inteligente, embalagens compostáveis e fone de ouvido reciclado: soluções sustentáveis para um mundo mais verde



Plástico Inteligente: A Revolução dos Materiais Flexíveis e Resistentes

Os avanços tecnológicos têm levado a descobertas cada vez mais impressionantes, e uma delas é o desenvolvimento do plástico inteligente. Pesquisadores da Universidade do Texas conseguiram criar um material que se assemelha a diversas formas de vida, com características duras e rígidas em alguns pontos e macias e elásticas em outros.

Para alcançar esse feito, eles utilizaram apenas luz e um catalisador para alterar as propriedades do plástico, como sua dureza e elasticidade, em moléculas do mesmo tipo. Dessa maneira, a equipe criou um novo material que é até 10 vezes mais resistente do que a borracha natural. Essa descoberta tem diversas aplicações, especialmente na área de eletrônicos flexíveis e na criação de tecnologias vestíveis e dispositivos médicos.

O professor Zachariah Page, responsável pelo estudo, destaca que a capacidade de controlar a cristalização e, consequentemente, as propriedades físicas do material, através da luz, é inovadora e transformadora para a área de eletrônicos vestíveis e atuadores na robótica. Imitar as propriedades de estruturas vivas, como a pele e os músculos humanos, utilizando materiais sintéticos tem sido um objetivo de longa data. No entanto, a combinação de diferentes materiais para obter atributos como força e flexibilidade muitas vezes resulta em interfaces frágeis e propensas a rasgos.

Para solucionar esse desafio, a equipe do professor Page desenvolveu uma técnica que permite controlar e alterar a estrutura de um único material, semelhante ao plástico. Utilizando uma reação fotoquímica, eles conseguiram determinar o grau de firmeza ou elasticidade do material em cada ponto. Essa descoberta abre portas para a criação de objetos 3D que possuam componentes tanto duros quanto macios.

Além dessa inovação, a preocupação com a sustentabilidade também tem sido um tema importante na indústria do plástico. A empresa M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, estabeleceu metas ambiciosas para os próximos anos. Uma delas é o uso de embalagens plásticas recicláveis, compostáveis e/ou biodegradáveis em 100% de seus produtos até 2030.

Para atingir esse objetivo, foram criados Grupos de Trabalho (GT) dentro da empresa, como o GT de Embalagem, responsável por desenvolver soluções sustentáveis. A meta é que as caixas de papelão e os filmes de enfardadeiras tenham no mínimo 40% de material reciclado e/ou renovável em sua composição. Atualmente, a empresa já utiliza 59% de material reciclado em seus filmes de enfardagem, provenientes do pós-consumo nos processos de fabricação de massas e biscoitos. Essa iniciativa reduz o consumo de material virgem não renovável e fortalece a economia circular.

Outra empresa que está investindo em soluções sustentáveis é a Sony. A companhia anunciou o lançamento dos novos fones de ouvido sem fio LinkBuds S, que são feitos a partir de resina plástica reciclada. Essa versão, chamada “Earth Blue”, combina tecnologia avançada com responsabilidade ambiental. Além do cancelamento ativo de ruído, os LinkBuds S suportam o codec Bluetooth LDAC da própria Sony e possuem uma bateria que permite até 6 horas de uso com cancelamento ativo de ruído, com a caixa de carregamento proporcionando mais 20 horas de uso.

Uma funcionalidade interessante dos LinkBuds S é a capacidade de se conectar simultaneamente a dois dispositivos, o que pode ser particularmente útil em situações em que o usuário precisa alternar entre um computador e um celular. Essa funcionalidade será disponibilizada através de uma atualização de software.

Os fones de ouvido LinkBuds S na versão Earth Blue estarão disponíveis a partir de novembro de 2022. Essas inovações na área de plásticos inteligentes e soluções sustentáveis mostram como a indústria está em constante evolução, buscando oferecer produtos com alto desempenho e cuidado com o meio ambiente.

Se você deseja ficar sempre informado sobre as últimas novidades da indústria do plástico, preencha nosso formulário para receber conteúdos exclusivos e de qualidade.


#Plástico #inteligente #embalagens #compostáveis #fone #reciclado