Plásticos Biodegradáveis: Tendências e Oportunidades no Mercado



O Mercado em Ascensão de Plásticos Biodegradáveis no Brasil

O mercado de plásticos biodegradáveis tende a crescer no Brasil, uma vez que o país possui recursos naturais que possibilitam esse avanço. No entanto, alguns embargos interferem no crescimento, como o custo de produção e o baixo investimento. Mesmo que os biodegradáveis sejam a preferência do mercado consumidor.

Interesse crescente dos consumidores brasileiros

Isso porque, os consumidores brasileiros têm um crescente interesse nestes produtos.

Conforme o cenário da pesquisa da empresa Kantar NS, na qual 72% dos consumidores preferem buscar alternativas biodegradáveis.

O menor custo é um grande diferencial

O menor custo é um grande diferencial para o aumento da circulação desses produtos, sobretudo, para o consumo doméstico.

Isto é, além da ação conjunta com a reciclagem, a redução do custo de produtos sustentáveis é de grande importância para a ascensão do mercado de plásticos biodegradáveis.

O cenário para a produção de biodegradáveis no Brasil

O professor coloca o Brasil num bom patamar quando relacionado com a produção de biodegradáveis.

Ele avalia que o Brasil, por conta dos produtos naturais, principalmente da cana de açúcar e mandioca, tem uma condição maior e melhor de trabalhar esses produtos, do que outros países como os Estados Unidos.

Mesmo que os Estados Unidos tenham recursos tecnológicos mais avançados e uma linha de pesquisa mais adiantada.

Nesse sentido, o Brasil ocupa a quarta colocação no ranking de países que mais produzem plásticos.

As áreas que têm maior consumo de material plástico no Brasil são construção civil, alimentos e bebidas, automotivo e autopeças.

Portanto, a produção em larga escala de plásticos biodegradáveis é imprescindível para tornar a indústria brasileira sustentável.

Para isso, é necessário o investimento em pesquisas e tecnologias que possibilitem o melhor desenvolvimento desse material, finaliza Mierzwa.


#mercado #plásticos #biodegradáveis