ESG traz um novo rumo e uma nova tendência para o mercado com boas práticas sociais e ambientais
O ESG é um conceito que descreve como uma empresa administra e desenvolve boas práticas para o meio ambiente.
Nesse sentido, Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva, acredita que as companhias devem trazer o consumidor final para o protagonismo de suas iniciativas de ESG.
Leia também:
Além disso, pontua a importância da Logística Reversa para o mercado.
Primeiramente, os princípios do termo ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), é a base para as organizações que buscam aplicar boas práticas destinadas ao meio social e ambiental.
Por exemplo, a redução de poluentes, englobar políticas de diversidade no ambiente de trabalho e também pautas que busquem reduzir a desigualdade social.
Dessa forma, o diretor do Grupo Seiva acredita que se a sociedade engajar-se em iniciativas que impactam diretamente o meio ambiente e a comunidade mais vulnerável, o cotidiano das pessoas mudaria e boas práticas podem se tornar hábitos.
Nascimento destaca: “É claro que as iniciativas e projetos das grandes companhias são importantes e devem continuar a ser estimuladas”.
E ainda afirma que a partir do momento em que aquele único cidadão entende sua importância neste ecossistema, em médio prazo, com toda certeza teríamos grandes frutos a colher.
É perceptível como as indústrias enxergaram a necessidade de posicionamento quanto às agendas para ESG e ODS.
O diretor executivo ressalta um ponto importante: “É claro que ainda há um enorme caminho a ser percorrido para que consigamos desenvolver todas as agendas que impactem o ESG e os ODS´s”.
Leia mais: Programa RePET: máquinas de coleta de garrafas pet
A importância da Logística Reversa
Com isso, uma das definições estabelecidas foi a redução no volume de resíduos sólidos e rejeitos.
Segundo o CEO do Grupo Seiva, a Logística Reversa é o caminho certo para a circularidade.
O CEO explica como acontece a Logística Reversa no Grupo.
Aqui no Grupo Seiva buscamos meios que otimizem a logística reversa de forma que sempre viabilize a sustentabilidade e a circularidade das embalagens descartadas em nossas máquinas.
Tecnologia e Logística Reversa
As empresas tiveram de inovar e incluir a tecnologia em suas ações de Logística Reversa.
Segundo levantamento da Fecomercio-SP, empresas crescem 40% ao ano por adotar modelo inovador de Logística Reversa.
Nascimento finaliza então explicando que a tecnologia trouxe ferramentas que permitiram a rastreabilidade dos resíduos transportados e reciclados.
Meios que permitiram medir e mensurar resultados e comportamentos das pessoas, permitindo assim a implantação de novos projetos voltados para a sustentabilidade.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
#Logística #Reversa #ESG #práticas #sustentabilidade #mercado