Previsão do mercado de carne no Brasil até 2024


A Capacidade de Adaptação e as Tendências Futuras do Mercado Brasileiro de Carne Bovina

Desafios Atuais e Tendências Futuras

O mercado brasileiro de proteína animal, principalmente a carne bovina, enfrentou desafios significativos ao longo do último ano, resultando em uma queda temporária nos resultados ao longo da cadeia produtiva. A redução das exportações para a China e a desvalorização do dólar são alguns dos fatores que contribuíram para a diminuição das margens. No entanto, as tendências apontam para uma recuperação no próximo trimestre de 2023, impulsionada por uma relação favorável entre matéria-prima, boi gordo e carcaça, o que beneficiará os frigoríficos, que são o elo mais robusto dessa cadeia de produção.

Impacto na Pecuária Bovina

A estabilidade no preço da arroba da carne é fundamental para a pecuária. De acordo com o professor Wellington Souza, especialista em Economia e Finanças na FIA Business School, o pecuarista que não se protegeu financeiramente, através de estratégias como o hedge, e que comprou bezerros caros há um ou dois anos e os engordou no pasto ou no confinamento, acabou vendendo a um preço mais baixo e perdeu dinheiro. Por outro lado, aqueles produtores que possuem mais recursos e diversificaram sua produção com lavouras tiveram mais chances de mitigar os riscos. Para esses produtores, a tendência é uma recuperação das margens pecuárias.

A Indústria Neste Contexto

Os maiores frigoríficos brasileiros tiveram uma queda nos resultados, porém essa queda parece ser temporária. Alguns dos fatores que contribuíram para essa queda estão relacionados à menor exportação para a China e à desvalorização do dólar, o que reduziu a margem de lucro. A tendência para o próximo trimestre é de recuperação, principalmente devido à relação favorável entre matéria-prima, boi gordo e carcaça, que beneficia os frigoríficos, que são o elo mais forte dessa cadeia produtiva. A indústria consegue se proteger, graças ao poder de barganha dos grandes players desse setor. As margens da indústria estão se recuperando neste último trimestre, refletindo também no valor pago pelo boi no campo.

Mercado de Aves e Suínos

O setor de aves e suínos no Brasil enfrenta desafios significativos, principalmente em relação aos custos de produção, especialmente devido ao aumento do valor do milho, que é um componente essencial na ração animal.

No caso da avicultura, a questão da gripe aviária também impactou o segmento de aves, porém, o controle efetivo da situação resultou em um aumento nas exportações, substituindo países afetados pela doença.

A perspectiva para os próximos meses é de melhora, impulsionada pelo aumento sazonal do consumo de aves, o que deve refletir positivamente em toda a cadeia de produção.


#Análise #mercado #carne #Brasil #para