Primeiro cartão de plástico reciclado
O banco digital do Itaú Unibanco, iti, lançou o primeiro cartão do Brasil fabricado com plástico 100% reciclado.
A princípio, a novidade do iti foi lançada juntamente com a Idemia, empresa líder mundial em emissão de cartões de pagamento.
Segundo a Idemia, a iniciativa promove a redução de 46% na emissão de CO², além de gerar economias de 46% na energia.
A empresa já oferece cartões com 85% de material reciclado e, de acordo com o banco digital, todos os novos cartões emitidos serão totalmente reciclados.
João Araújo, diretor do iti Itaú, afirma que: “A novidade está relacionada à preocupação que temos com questões relevantes na sociedade. Já temos uma forte agenda de inclusão financeira e de diversidade”.
Ele continua: “Agora, ao sermos a primeira instituição financeira a utilizar apenas plástico reciclado em um cartão, aceleramos nossas iniciativas em prol do meio ambiente”.
Assim, o banco digital se insere dentro dos Compromissos de Impacto Positivo da instituição.
Que já conta com metas específicas para redução de impacto ambiental e foco na ecoeficiência até 2030.
Iogurte com plástico reciclado
A empresa de iogurtes e sobremesas lácteas do grupo Lactalis, Longa Vida, anunciou a meta de incorporar 50% de plástico reciclado em todas as garrafas da marca Yoggi até 2025.
Dessa forma, a fabricação de garrafas para as gamas Kefir Nestlé e Yoggi comercializadas em Portugal incorpora plástico reciclado da Repsol.
Isto é, se utiliza tecnologias de ponta que permitem dar nova vida a resíduos plásticos que até agora não podiam ser reciclados mecanicamente e que passam agora a poder ser utilizados para embalagens de uso alimentar.
Nuno Tavares, diretor geral da Longa Vida, explica: “Com esta nova solução tecnológica, é possível substituir anualmente 35 toneladas de plástico virgem por plástico reciclado nas embalagens de YOGGI comercializadas em Portugal”.
Segundo ele, “a meta é incorporar 50% de plástico reciclado (rPET) em todas garrafas de YOGGI até 2025”.
Ou seja, a utilização de plástico reciclado no fabrico das garrafas da marca representa um passo importante para a circularidade. “Além de envolver o compromisso de todos, desde o consumidor na separação de resíduos até aos produtores e engarrafadores”, conclui Nuno Tavares.
Desde junho deste ano, as garrafas da gama Kefir Nestlé se fabricam com 30% de material reciclado e as garrafas de iogurte líquido da marca Yoggi tem 10% de material reciclado.
Assim, a Longa Vida é pioneira na utilização de materiais circulares para embalagens alimentares.
Que apresentam a mesma qualidade e funcionalidade do plástico virgem, mas de forma mais sustentável, um compromisso da Lactalis-Nestlé.
Camisetas de reciclado
O projeto TransforMAR recolheu 180 toneladas de resíduos e materiais plásticos, em cinco anos de atuação. Esses materiais resultaram na fabricação de camisetas e na construção de uma linha de vestuário.
Isso porque, os resíduos passíveis de serem reciclados se transformou em t-shirts, Made in Portugal.
Que
#Cartão #Iogurte #Camisetas #plástico #reciclado