Projeto da Plastiweber: o sucesso da Escola Sustentável

Projeto da Plastiweber: o sucesso da Escola Sustentável

O Projeto Escola Sustentável promove iniciativas de educação ambiental em colégios do Vale do Caí e da Região Metropolitana

A Plastiweber é uma empresa de soluções sustentáveis em plástico localizada no município de Feliz. No ano de 2021, bateu a marca de 7.760 quilos de plástico coletados para reciclagem. Tudo isso, em 27 escolas municipais, da própria cidade e das regiões metropolitana e do Vale do Caí. Consideradas escolas sustentáveis.

Portanto, os colégios fazem parte do Projeto Escola Sustentável, desenvolvido pela empresa.

Em suma, possui o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental.

Desde 2009, o Escola Sustentável está ativo e realiza a conscientização sobre sustentabilidade entre os estudantes.

A partir de 2016 o projeto começou a incentivar os alunos a destinarem os materiais nas escolas para posterior beneficiamento e processamento. Evitando, dessa forma, que se torne um passivo ambiental.

De 2016 até hoje, o projeto já angariou e reintegrou à cadeia produtiva um total de 36 mil quilogramas de plástico e alcançou mais de 30 mil alunos.

As escolas premiadas pela Plastiweber em 2021

No ano de 2021, as três escolas premiadas sustentáveis foram:

  1. Em primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo, a Apae do município de Barão, com 1,68 tonelada coletada;
  2. Seguida da Escola Municipal 12 de Maio, de Bom Princípio, com 1,08 tonelada coletada;
  3. Em terceiro lugar, a Escola Municipal São José, de São Sebastião do Caí, com 780 quilogramas coletados.

Em fevereiro de 2022, a Plastiweber abrirá as inscrições para as escolas que quiserem participar do Escola Sustentável durante o próximo ano letivo.

O que é o projeto Escola Sustentável?

O projeto Escola Sustentável integra as crianças e os jovens estudantes às questões ambientais.

Em suma, essas questões vão desde a conscientização sobre o descarte correto e a reciclagem até a percepção do plástico como um ativo econômico com potencial de transformação social.

Como resultado, os alunos são orientados a destinar o plástico pós-consumo, e o colégio encaminha o material para a Plastiweber transformá-lo em novas embalagens e inseri-lo novamente na economia.

A cooperação possibilita o fechamento da cadeia circular, para que o fim seja, na verdade, um novo começo, declara o diretor administrativo da Plastiweber, Moisés Weber.

A partir dos resíduos coletados no ano de 2021, o Escola Sustentável gera diversos benefícios ao meio ambiente.

Como por exemplo a redução de 15 mil quilos de gases de efeito estufa, de 7 toneladas de plástico que iriam para aterros; de 23 mil quilowatts de energia elétrica consumida, do gasto de 61 mil litros de água; e de 9 mil litros de petróleo consumidos.

Em conclusão, o projeto Escola Sustentável faz parte do NatureCycle, selo socioambiental criado pela Plastiweber que conecta clientes da empresa e direciona parte dos lucros a iniciativas sociais.

Leia também a cidade brasileira inteligente e sustentável. Fique por dentro de tudo o que acontece no setor através do portal Plástico Virtual.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

#Escola #sustentável #sucesso #Projeto #Plastiweber

Total
0
Shares
Previous Article
Samsung divulga planos para um futuro sustentável

Samsung divulga planos para um futuro sustentável

Next Article
Guia completo para se tornar um técnico especializado em manutenção de máquinas injetoras

Guia completo para se tornar um técnico especializado em manutenção de máquinas injetoras

Related Posts