Projeto Tampinha: Por um Futuro Sustentável


Projeto ambiental e social para coleta de tampas de plástico

O projeto ‘Tampinhas e Lacres: abre + que embalagens, Abre Sorrisos’, começou na Regional de Naviraí. Essa ação tem um caráter socioambiental e conta com o apoio de parceiros engajados em arrecadar tampas de plástico e lacres de alumínio.

Armazenamento e destinação dos materiais coletados

Sendo assim, os materiais coletados ficam armazenados em recipientes ideais. Posteriormente, os objetos vão para às instituições ambientais. Para que, com o valor adquirido com as vendas das tampas e dos lacres, a Regional apoie instituições sociais.

Locais de coleta pré-estabelecidos

Em relação a coleta, os postos pré-estabelecidos estão nos escritórios da Sanesul, nas localidades que fazem parte da Regional, que incorpora os municípios de Caarapó, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas e Tacuru.

Conscientização e promoção da ação social

De acordo com os responsáveis do projeto, a ideia busca trabalhar a conscientização, assim como pretende mobilizar os clientes, tanto internos, quanto externos da Sanesul. A abordagem reitera a importância da coleta seletiva e reciclagem como forma de preservar o meio ambiente, além de ajudar na promoção de uma ação social.

Diante disso, o gerente da regional Marcelo Piell Martins, explica: “A Sanesul possui um quadro generoso de empregados e inúmeros clientes. Pensando nisso, encontramos uma forma de promover uma ação completa que fosse boa para o meio ambiente e atendesse a sociedade”.

Gestão estratégica e renda revertida para ação social

Martins ainda destaca que é a oportunidade de adotar uma gestão estratégica da seleção de tampas de plástico e lacres de alumínios, retirando da natureza e levando a um ponto de coleta correto. Todo material coletado será vendido nas empresas recicladoras e a renda será revertida para o trabalho de uma instituição de ação social a ser escolhida.

Duração e metas do projeto

A duração do projeto passará por fases, no entanto o projeto será contínuo. Sendo assim, na primeira fase, pretende-se entregar o recurso arrecadado até outubro deste ano.

Importância do apoio dos empregados e conscientização dos clientes

Para alcançar as metas, o gerente pontua que o apoio dos empregados é fundamental: “Contamos com o apoio dos empregados para colocar em prática esse trabalho e para despertar nos clientes da Sanesul valores fundamentais sobre os problemas sociais e ambientais. Incentivando a mudança de comportamento, falando sobre a importância da reciclagem e compartilhando conhecimento sobre os impactos que o plástico e o alumínio causam no meio ambiente”.

Custos e relevância do projeto

Frente a isso, por ser desenvolvido na própria empresa, o projeto tem pequenos custos para elaboração e manutenção. Apesar disso, sua relevância tem destaque na causa socioambiental diante do desenvolvimento na esfera da Região Conesul.

Alinhamento com as políticas públicas do Governo Estadual

Ainda, esta iniciativa concorda com as políticas públicas do Governo Estadual. Pois em conjunto cooperam para a construção de um Estado verde, sustentável e próspero, com medidas de programas que visam à preservação do meio ambiente.

Colaboradores e idealizadores do projeto

A construção do projeto conta com a participação da CIPA/GERNV, da Coordenadoria Administrativo-Financeira, dos Supervisores das unidades/GERN e, em especial, do agente operacional, entusiasta do projeto, Francivaldo Motta. Bem como, Gina Marta, coordenadora em Naviraí e uma das idealizadoras do projeto, acredita no sucesso da campanha com a população.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.