Quais são as diferenças entre caminhão reboque e semi-reboque?

Muitos motoristas têm dúvidas sobre a diferença entre um reboque e um semirreboque. Conheça as características de cada um e veja qual o melhor para cada situação. Quem passa boa parte do tempo na rua, dentro de um carro, vê muitos veículos transitando. As diferenças entre eles, no entanto, chamam a atenção para saber qual tipo de modelo se trata.

Possivelmente, uma das dúvidas mais comum diz respeito a diferença entre reboque e semi-reboque. Até o guincho, equipamento utilizado para rebocar carros, entra nessa “confusão” de modelos. Mas, no final das contas, a diferença entre eles é bem simples, apesar de serem modelos com fortes semelhanças. A diferença entre reboque e semi-reboque, primeiramente, precisa ser entendida na distinção dos dois equipamentos.

Posteriormente, apresentaremos a real diferença entre eles e o que muda de um para outro. Separamos abaixo dois tópicos que tratam especificamente cada produto e depois mostramos o que difere um do outro.

No texto a seguir, apresentaremos cada uma dessas unidades, suas características, tipos e funções. Assim que os dois equipamentos estiverem bem explicados, mostraremos no que eles se diferem. Abaixo vamos entender a diferença entre reboque e semi-reboque.


O que é um reboque?

Para entender a diferença entre reboque e semi-reboque é importante distinguir os dois e elucidar as respectivas características. Para começar, iremos falar sobre o reboque, que é um veículo de carga independente, não tem meio próprio de tração e que possui dois ou mais eixos. Essa particularidade de ter dois ou mais eixos é devido ao fato da garantia de equilíbrio próprio, um dos fatores para ser considerado um reboque.

Sabendo disso, entender como funciona sua movimentação também faz parte da diferença entre reboque e semi-reboque. Ela é articulada através de um veículo automotor, um caminhão simples ou caminhão trator, mais robusto e preparado. O interessante do reboque é que ele também pode ser engatado na parte traseira de um semi-reboque, que iremos explicar mais abaixo. Essa junção, por exemplo, é muito realizada em atividades agrícolas para plantações de diversos tipos.

Também é essencial entender que o reboque é uma unidade de carga independente, ou seja, um único veículo que consegue se “manter” sozinho. Exemplificando de maneira mais clara, embora não possua um motor para que possa andar sozinho, ele é capaz de equilibrar-se sozinho. Por isso, há os dois eixos, minimamente.

O reboque pode ser ligado a um motor ou algum outro veículo trator, que tenha a função de gerar tração para o reboque. Além de ser engatado a um motor ou veículo trator, pode ser colocado em outras unidades de carga,



O que é um semi-reboque?

Agora, falando sobre o semi-reboque, para entender a diferença entre reboque e semi-reboque. Ele apresenta características bem parecidas com o reboque, mas com uma diferença importante.

Ele é uma unidade de carga independente, assim como o reboque, e também depende de tração externa para movimentação. Contudo, aí que há uma particularidade, que gera a diferença entre o reboque o e semi-reboque: essa tração, no entanto, só pode ser realizada por um caminhão trator. Sem contar que o semi-reboque pode possuir menos de dois eixos, o que o faz não se manter sozinho. Em geral, o semi-reboque tem de um a três eixos, não permitindo esse equilíbrio.

Já faz parte dessa categoria de semi-reboque, não é exigir estabilidade própria. A sua funcionalidade ocorre da seguinte forma: o semi-reboque conecta-se ao caminhão trator por meio de um engate comum. Esse engate, neste caso, conecta o pino ao prato de encaixe. Esse “processo” precisa estar ativo enquanto o semi-reboque estiver em funcionamento.

Os semi-reboques são mais comuns, com alguns exemplos a serem listados. Como o semi-reboque aberto, de cargas em geral e que não necessitam de proteção, o semi-reboque fechado, de cargas em geral e que precisam de proteção, semi-reboque basculante, que carregam cargas a granel e que precisam ser despejadas. Semi-reboques frigoríficos, semi-reboques tanques, que carregam cargas liquidas, semi-reboques cegonhas, conhecidos por transportar veículos são outros exemplos.


Qual a diferença entre reboque e semi-reboque?

Após ter explicado a diferença entre reboque e semi-reboque, fica mais simples de entender como os dois, apesar de serem parecidos, têm funções e utilizações diferentes. Na usabilidade dos dois equipamentos, o que os diferencia é a distribuição de peso em relação ao engate, principalmente.

Um reboque é uma unidade independente em relação a seu peso, que é puxada pelo trator ou por unidades automotoras. Mas, sem o engate, consegue se equilibrar por conta dos seus eixos – sempre mais do que dois.

Já o semi-reboque, por sua vez, precisa do engate do trator para apoiar, pelo menos, parte de seu peso. Caso não haja essa conexão, ele não é plenamente equilibrado por conta dos seus eixos.

Quais são as vantagens de cada um?
O reboque simplifica a vida de quem deve transportar objetos, como bicicletas, ou trabalhar com comércio de alimentos de rua. E ainda, para prestar ajuda a quem atolou o carro na lama ou na retirada de um obstáculo do caminho.

Já com o semirreboque, o motorista pode contar com a facilidade e rapidez para acoplar ao caminhão. E também transportar cargas mais longas devido ao espaço entre eixos.

 

 

 



As categorias de semirreboques

Existem vários tipos de semirreboques. Conheça alguns deles:



• Aberto: o semirreboque aberto é utilizado no transporte de cargas que não têm a necessidade de proteção, seja das condições climáticas ou de deslocamento. Esse é o tipo mais comum disponível no mercado.

Basculante: é o semirreboque ideal para transporte de produtos a granel, que precisam ser despejados em locais ou superfícies específicas para controle.

Cegonha: semirreboque utilitário para transporte de outros veículos, geralmente de modelo simples ou duplo (com dois andares).

Fechado: o semirreboque fechado transporta cargas que necessitam de proteção contra fatores ambientais ou de deslocamento.

Frigorífico: é o tipo de semirreboque semelhante a um contêiner, que oferece controle de temperatura para as cargas que precisam deste apoio, assim como a vedação necessária.

Porta-contêiners: semirreboque que transporta contêiners em geral, que podem ou não estar carregados. Ele é responsável por mover essas unidades.

Tanque: semirreboque exclusivo para transporte de líquidos a granel.

Zorra: semirreboque com a finalidade de transportar veículos mais pesados, como tanques, maquinaria de construção (tratores), peças de avião e outros.