A confiança da indústria cresce em junho, segundo FGV Ibre
Avanços na confiança e nas expectativas
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve um crescimento de 1,1 ponto em junho, atingindo 94,0 pontos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Após oscilar de -0,1 ponto para 93,8 pontos, o índice segue próximo à estabilidade.
O economista Stéfano Pacini, do FGV Ibre, explica que esse resultado da sondagem mostra uma redução do pessimismo por parte dos empresários. Segundo ele, “a melhora nos índices foi influenciada não apenas pela ligeira melhora da situação atual, mas também pelas perspectivas menos negativas em relação aos próximos meses”.
No entanto, Pacini ressalta que, mesmo com o resultado positivo nas categorias de uso de bens de consumo duráveis e não duráveis, a tendência é de manutenção da cautela nos segmentos aderentes a essas grandes categorias, devido ao elevado nível dos estoques e à demanda ainda insuficiente.
Visão sobre tendências do futuro
As perspectivas para o futuro são menos pessimistas após duas perdas consecutivas. Os indicadores que medem a produção projetada para os próximos três meses e a tendência dos negócios para os próximos seis meses foram os que mais influenciaram o índice.
A produção projetada e a tendência dos negócios registraram um aumento de 1,7 ponto, alcançando 98,3 e 89,3 pontos, respectivamente.
O emprego previsto também teve um avanço pelo segundo mês consecutivo, com uma variação de 1,5 ponto, atingindo 99,6 pontos.
Por outro lado, o nível de utilização da capacidade instalada da indústria apresentou uma ligeira melhora, com um crescimento de 0,3 ponto percentual, totalizando 80,4%.
Para ficar sempre informado sobre a indústria do plástico, preencha nosso formulário e receba novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
#Como #anda #confiança #indústria #para #próximo #semestre