Repetidor Wi-Fi se conecta, mas não há Internet? Saiba como resolver

Se o seu repetidor de sinal Wi-Fi doméstico estiver conectado, mas não tiver Internet, algumas dicas podem ajudar a resolver o problema de conexão. Os repetidores Wi-Fi são úteis para quem tem um roteador em casa, mas o alcance é muito ruim. Esse tipo de dispositivo é capaz de estender a conexão expandindo o mesmo SSID, ou seja, não requer a criação de várias redes.

Há casos em que os usuários podem não conseguir conectar seu computador, notebook, celular, videogame ou outro dispositivo em um sinal repetido. Portanto, no tutorial a seguir, o Armário para Vestiário Blog mostra como consertar um repetidor WiFi que não funciona.

💻 Como resolver bad blocks em HD? Saiba o que é e proteja seus dados

Qual é o melhor canal de roteador sem fio? Comente no Fórum do Armário para Vestiário Blog.

1. Altere a posição do repetidor

A causa mais comum de falha na conexão do repetidor é a posição em que o dispositivo está instalado em relação ao roteador. Se o Wi-Fi iniciar na sala e você tiver um sinal fraco no quarto, coloque o repetidor no meio do caminho entre o PC e o roteador, em uma área onde haja um sinal de rede forte.

Deixar os roteadores mais altos na casa facilita a propagação do sinal pelos cômodos e também evita que as ondas passem por muitos obstáculos. Como os repetidores funcionam conectados a uma tomada, a escolha do local ideal pode ser mais difícil. Uma dica é escolher o local mais alto possível, desde que o sinal principal chegue até lá e o produto consiga cobrir a área desejada.

Além disso, é importante que o repetidor seja instalado a uma distância moderada do roteador. Como o repetidor expande um sinal primário, o dispositivo não pode ser instalado tão longe do roteador. É interessante que a distância seja suficiente para receber as ondas do dispositivo principal e ao mesmo tempo garantir uma conexão estável. Veja mais dicas de como instalar um repetidor de sinal e ter Wi-Fi em toda a casa.

2. Verifique a senha inserida

Se você configurou seu repetidor manualmente, ou seja, preferiu não utilizar o WPS oferecido pelo modelo TP-Link e outros, é importante revisar os dados de autenticação preenchidos. deve ter acesso adequado ao roteador que envia o sinal primário. Sem a senha correta não funcionará, deixando seu Wi-Fi fraco.

3. Altere o canal do roteador

Mesmo com repetidores, uma rede Wi-Fi pode apresentar falhas não relacionadas ao alcance do sinal. Em uma área com muitas redes concorrentes, sua conexão pode sofrer interferência devido ao congestionamento do canal, algo que pode ser resolvido ajustando diretamente no roteador. Acesse via IP em um navegador e altere o canal cinco faixas acima – se estiver conectado ao canal 10, escolha o canal 15, por exemplo. Veja como alterar a frequência e como alterar o canal do roteador. No vídeo a seguir, saiba como encontrar o IP do dispositivo.

Saiba como encontrar o endereço IP do roteador

4. Use jogos e streaming diretamente no roteador

Videogames, videochamadas e atividades que consomem alta largura de banda podem prejudicar a qualidade do sinal que chega ao seu repetidor. Prefira conectar dispositivos via cabo ao roteador principal, como consoles e computadores próximos, deixando a rede wireless aberta para distribuição pelo repetidor. Isso nem sempre é possível, porém, dessa forma você melhora a conexão em um local distante e fechado.

Veja também: assista ao vídeo a seguir sobre repetidores e saiba como aumentar o sinal do seu Wi-Fi doméstico

Repetidores: saiba como estender o sinal Wi-Fi da sua casa