Sandman: o que esperar da segunda temporada da série Netflix

homem de areia foi renovada para uma segunda temporada, segundo as redes sociais da Netflix na última quarta-feira (2). A série é baseada nos quadrinhos de mesmo nome criados por Neil Gaiman, em 1989. Após mais de trinta anos de espera dos fãs pela adaptação, diante de inúmeras propostas rejeitadas pelo autor, o ao vivo agradou grande parte do público-alvo e atraiu novos nichos para conhecer a história.

O programa é uma parceria entre a Netflix e a Warner Bros., e alcançou rápida popularidade entre os assinantes de streaming. Sandman permaneceu no Top 10 em 93 países, incluindo o Brasil, onde liderou o classificação. Portanto, o Armário para Vestiário Blog traz o que se sabe até agora sobre o enredo da segunda temporada, baseado nos quadrinhos, e quais personagens centrais da história devem ser inseridos.

🎬 Netflix estreia em novembro: veja estreias de filmes e séries

📝 Como executar serviços de streaming em um PC antigo? Descubra no Fórum Armário para Vestiário Blog

Na primeira temporada, o Rei dos Sonhos, Morpheus (Tom Sturridge) é preso por mais de cem anos por um grupo de ocultistas que planejavam capturar a morte e ganhar a imortalidade. Após sua fuga, ele embarca em uma jornada para reconstruir seu reino. Para fazer isso, o senhor dos sonhos deve recuperar seus artefatos de poder (seu saco de areia, seu elmo e seu rubi) e impedir que uma entidade chamada Vortex destrua seu reino e o mundo desperto. Aqui está o que sabemos sobre a segunda temporada.

Incertezas com a reforma

Mesmo com o sucesso de audiência de Sandman na Netflix e críticas positivas, a renovação para uma segunda temporada ainda era incerta. O autor Neil Gaiman, que está diretamente envolvido na produção e desenvolvimento do roteiro, esclareceu em seu perfil no Twitter que a série demanda um alto custo de produção. Apesar de o programa ter sido assistido por 127,5 milhões de horas, sua performance não foi considerada suficiente para a empresa, conforme explicou Gaiman.

O autor britânico continuou sua declaração apontando que a série precisa ter um desempenho “incrivelmente bom” no algoritmo da plataforma para ser renovada. Por isso, o criador do universo Sandman iniciou uma campanha em suas redes sociais e fez um apelo para que os fãs maratonassem os episódios. Depois que o vídeo promocional foi lançado e divulgado com a confirmação da sequência, Gaiman expressou sua satisfação com a continuidade do live-action.

Atenção: os tópicos a seguir podem conter spoilers!

Qual será o enredo dos novos episódios?

Gaiman afirmou em seu perfil no Twitter que planeja adaptar o arco “Season of Mists” para a segunda temporada de Sandman. Em seu depoimento sobre o retorno da adaptação pela Netflix, ele fez referência com dicas sobre o que esperar de Dream no segundo ano da série: “Agora é hora de voltar ao trabalho. Há um jantar em família esperando, afinal. E Lúcifer espera que Morfeu retorne ao Inferno.” Nos quadrinhos, a já citada saga reúne os volumes 21 a 28 e é o quarto arco do personagem.

Em Season of Mists, Dream retorna ao Inferno para resgatar sua amada Nada. No episódio quatro, ‘A Hope in Hell’, há uma cena com um breve encontro entre os dois. No entanto, ele se encontra no submundo vazio e Lúcifer (Gwendoline Christie, Game of Thrones) anuncia que está deixando o cargo. Nos quadrinhos, esse momento é um gancho para o subproduto de uma série protagonizada pelo anjo caído, que inspirou a produção de Lúcifer (2016), criada pela Fox e continuada pela Netflix.

A relação entre Morfeu e Nada

O encontro com Nada é apresentado no arco Prelúdios e Noturnos, no volume nove: “Histórias na Areia”. A série não se aprofundou na relação entre Dream e Nothing durante a primeira temporada. Ainda assim, dada a importância da relação na motivação do retorno do protagonista ao domínio de Lúcifer, o desenvolvimento do romance trágico de Morfeu é um gancho para que os novos episódios adaptem a história completa.

Nos quadrinhos, Nada é a rainha de uma cidade toda de vidro. Dream, na forma de Kai-ckul, aparece para o regente em seu castelo e os dois se apaixonam à primeira vista. No entanto, ciente da impossibilidade do relacionamento entre humanos e Endless, o monarca recusa repetidamente o carinho de Kai-ckul. Com o orgulho ferido pela rejeição, o Senhor dos Sonhos condena Nada ao inferno por 10.000 anos, com a condição de que ele a liberte apenas quando mudar de ideia sobre sua proposta.

a familia cresceu

Na primeira temporada, a série apresenta o conceito por trás do perpétuo: entidades cósmicas permanentes e antropomórficas, que atuam como forças da natureza. O protagonista Sonho é uma dessas entidades, junto com seus irmãos, que são apresentados em episódios como: Morte (Kirby Howell-Baptiste), Desejo (Mason Alexander Park) e Desespero (Donna Preston). Ao todo, existem sete Infinitos do universo de homem de areia. Os irmãos Delirium, Fate e Destruction não apareceram no primeiro ano da série. No entanto, os dois primeiros desempenham um papel relevante para o arco que será adaptado na sequência.

No início do arco, os irmãos são convocados por Doom ao seu reino para discutir o desaparecimento de Doom. O familiar fugiu e abdicou de suas funções anos atrás, após concluir que o ser humano, por si só, já as cumpre satisfatoriamente. No entanto, a conversa para encontrar o parente toma outro rumo e se torna uma provocação conjunta à má conduta de Morfeu.

Após o diálogo com Morte, a irmã com quem tem um relacionamento melhor, Sonho toma a decisão de voltar para o inferno e resgatar Nada, que se tornou a pauta central das agulhadas de seus familiares. Ainda não há novos nomes confirmados para o elenco. No entanto, Neil Gaiman afirmou em suas redes sociais que o processo de casting para o personagem Delirium está oficialmente aberto.

Os Reinos do Universo Sandman

Nos quadrinhos do Homem-Areia, o reino governado por Morfeu engloba todas as mitologias criadas pela humanidade ao longo de sua existência, desde personalidades religiosas até personagens de contos de fadas. No arco Estação das Névoas, a presença de figuras que vão de anjos celestiais a deuses nórdicos e egípcios explicita a amplitude do universo criado por Neil Gaiman.

Na trama, após a abdicação da regência do inferno, Lúcifer oferece a Morfeu a chave dos portões de seu reino, garantindo-lhe o direito e a liberdade de dar os rumos que preferir ao submundo. O Senhor dos Sonhos, apesar de manter a chave com ele, não mostra intenção de assumir o comando dos demônios e dos condenados. Para resolver o problema e preencher a vaga, ele convoca representantes de outros reinos, em uma disputa diplomática pelo trono. No entanto, o artefato causa desconforto e desgaste ao seu possuidor ao longo do tempo em que é mantido.

Na disputa pelo domínio do submundo, além de Odin, Thor, Loki, Anubis e dois anjos da cidade de prata, os demônios Azrael e Choronzon também aspiram ao trono. Ambos fizeram uma breve aparição durante a primeira temporada. Choronzon aparece no episódio quatro, como o demônio responsável por roubar o elmo de Morpheus. Azrael faz uma breve aparição no décimo capítulo, conspirando com Lúcifer para derrubar o Sonho e seu governante. As entidades demoníacas, de fato, mantêm Nada como refém e planejam enganar Morpheus, realizar o plano traçado e dominar as terras dos sonhos.

com informações de colisor, Variedade e O que tem na Netflix.