Snapdragon 8 Gen 2 chega com 5G dual chip, ray tracing e avanços em IA

O Snapdragon 8 Gen 2 é o novo processador topo de linha da Qualcomm para celulares e tablets. O chip, anunciado pela empresa nesta terça-feira (15) durante o Snapdragon Summit, foi desenvolvido com inteligência artificial (IA) integrada. Com desempenho 35% mais rápido que o Snapdragon 8 Gen 1, a plataforma mobile promete melhor experiência na captura de fotos e vídeos, além de uma jogabilidade ainda mais turbinada do que a proporcionada por seu antecessor. O SD 8 Gen 2 também trouxe avanços na conectividade, sendo o primeiro processador 5G com IA.

  • Quer um celular poderoso? Veja 8 opções com chip Snapdragon 8 Gen 1

Os destaques da ficha técnica são a CPU Kryo 385 de oito núcleos, liderada pelo poderoso Cortex-X3 de 3,2 GHz, e a GPU Adreno, que deve fornecer 40% a mais de eficiência energética. Segundo a Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2 deve revolucionar o cenário dos smartphones topo de linha em 2023. O processador deve equipar os celulares Prêmio da Xiaomi e da Samsung.

🇧🇷 Existe uma chance de que a Motorola supere a Samsung? Dê sua opinião no Fórum do Armário para Vestiário Blog

Para desenvolver o novo chip, a fabricante disse que “colocou o usuário no centro”. A empresa tem investido fortemente em inteligência artificial, tecnologia que está integrada de forma transversal. Isso permitirá que os usuários experimentem processamento de linguagem natural mais rápido, tradução simultânea para vários idiomas e recursos avançados de câmera.

Captura de fotos mais inteligente

Um dos destaques do Snapdragon 8 Gen 2, aliás, é o recurso de “segmentação semântica” para captura de fotos. O processador utiliza uma rede neural de inteligência artificial para fazer a câmera reconhecer – em tempo real, não após o processamento – cada elemento da foto e otimizá-lo individualmente, para que cada detalhe receba ajustes profissionais e personalizados. Para se ter uma ideia, é como se os itens fossem tratados como camadas do Photoshop.

O recurso foi treinado não apenas para detectar rostos, cabelos, roupas e fundos, mas também minúcias como lábios, olhos e dentes. Assim, a tecnologia consegue detectar um par de óculos e retirar seu reflexo da lente, por exemplo.

Além disso, graças ao suporte para o sensor ISOCELL HP3 da Samsung, o SD 8 Gen 2 permite capturar fotos de até 200 megapixels. Este também é o primeiro Snapdragon a incluir um codec AV1 com suporte para reprodução de vídeo de até 8K com HDR a 60 quadros por segundo.

jogabilidade turbinada

O Snapdragon Elite Gaming, recurso que combina software e hardware para melhorar o desempenho de jogos mobile, também ganhou novidades. O sistema agora apresenta tecnologia de rastreamento de raios acelerada por hardware em tempo real. Até então disponível apenas em computadores, o recurso oferece gráficos mais realistas e melhor iluminados, com reflexos precisos e sombras mais suaves.

Outra novidade é que o Snapdragon 8 Gen 2 é a primeira plataforma mobile a receber suporte otimizado para a ferramenta MetaHuman Creator, do motor gráfico Unreal Engine. Graças a ela, os jogadores poderão experimentar personagens humanos fotorrealistas.

Além disso, com a GPU Adreno oferecendo desempenho até 25% mais rápido e a CPU Kryo permitindo até 40% mais eficiência de energia, espera-se que os jogadores experimentem uma experiência de jogo ainda mais turbinada com maior duração da bateria.

Experiência de som mais envolvente

O Snapdragon 8 Gen 2 também chega para oferecer uma experiência sonora mais envolvente em músicas, ligações e jogos. A tecnologia Snapdragon Sound, presente no chip, agora conta com áudio espacial com head tracking (“head tracking”, em português). Dessa forma, o usuário estará sempre no centro da audição, não importa para onde se mova, o que aumenta a sensação de imersão.

O Snapdragon Sound também promete reprodução de música sem perdas e latência ultrabaixa – menos de 48 ms – em streams bluetooth, o que deve eliminar atrasos na comunicação entre os jogadores durante as partidas.

5G com velocidade de 10 GB por segundo

A conectividade é um dos pilares do Snapdragon 8 Gen 2, a primeira plataforma móvel da empresa a suportar dois SIMs 5G ao mesmo tempo. A velocidade máxima fornecida pelo chip é de 10 GB por segundo, com 5 GB/s de download e 3,5 GB/s de upload. Os números impressionam, mas ainda são impensáveis ​​para a realidade brasileira – aqui, o 5G SA atinge velocidades a partir de 800 MB/s e, em condições ideais, pode ultrapassar 1 GB/s.

O SD 8 Gen 2 também se destaca por oferecer Wi-Fi 7, novo padrão de velocidade sem fio da Internet, com latência inferior a 2ms – a menor do mundo, segundo a Qualcomm. A configuração proporciona conexões muito mais rápidas para jogar, fazer lives e outras atividades.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Veja também: Três celulares de até R$ 3 mil para comprar em 2022

3 celulares de até R$ 3.000 para comprar em 2022