O Snapdragon 8 Gen 2, novo processador da Qualcomm para celulares e tablets Android topo de linha, se destaca pelos avanços no processamento com inteligência artificial (IA). A tecnologia está integrada em todo o hardware do chipset e promete entregar “experiências extraordinárias”. Presente em diversos componentes da plataforma móvel – desde o ISP (sigla para “Image Signal Processor”, em português) até o processador 5G – a IA permite usufruir de recursos avançados, como tradução multilíngue e sensor de presença que bloqueia o celular automaticamente quando o proprietário do dispositivo sai.
- Snapdragon 8 Gen 2 chega com 5G dual chip, ray tracing e avanços em IA
O TechAll esteve presente no Snapdragon Summit 2022, evento em que a Qualcomm apresentou o SD 8 Gen 2 e outras novas tecnologias, e lista a seguir cinco características interessantes do chip que utilizam inteligência artificial. Continue lendo para descobrir como cada um funciona e o que eles oferecem.
🇧🇷 Como criar inteligência artificial em casa? Tire suas dúvidas no Fórum do Armário para Vestiário Blog
1. Tradução multilíngue
O Snapdragon 8 Gen 2 suporta tradução multilíngue em tempo real. Em outras palavras, você pode falar em um idioma e o celular traduzirá sua fala para vários outros idiomas. O recurso pode até parecer um aplicativo de tradução comum, mas não é: a tradução é feita direto pelo smartphone, mesmo sem acesso à internet. Durante o Snapdragon Summit, a Qualcomm demonstrou a tecnologia para jornalistas; na ocasião, as falas foram traduzidas do inglês para o chinês e o espanhol.
Isso é possível graças à arquitetura do processador hexagonal do Snapdragon 8 Gen 2, que permite realizar uma técnica chamada “Micro Tile Inferencing”. Consiste em desmembrar as redes neurais de inteligência artificial em dezenas de milhares de pedaços (ou “tiles”, para usar o termo traduzido literalmente), para executar vários processos ao mesmo tempo.
2. Marcação emocional cognitiva
Quando o cérebro armazena a memória de um momento, também armazena uma emoção associada a esse episódio. Ao rever uma foto de praia tirada com amigos durante o período de férias, por exemplo, você pode sentir felicidade. Esse fenômeno é chamado de “associação emocional” e o objetivo do Snapdragon 8 Gen 2 é ajudá-lo a reviver algumas dessas emoções – usando inteligência artificial.
A gente explica: ao buscar uma palavra-chave no celular, o sistema retorna uma série de fotos e vídeos correspondentes ao termo. Assim, se pesquisar por “praia”, verá entre os resultados várias imagens com água e areia, mas não necessariamente fotografias de momentos marcantes que viveu em ambientes de praia.
Com o recurso “Tagging emocional cognitivo” (algo como “Detecção de associação emocional”, em português), o Snapdragon 8 Gen 2 usa inteligência artificial para identificar os registros fotográficos mais interessantes, que aparecerão primeiro nos resultados da busca. O mesmo vale para os vídeos: ao abrir o clipe, a IA vai pular direto para o momento mais interessante do conteúdo. Já na forma tradicional, o celular tocava o vídeo desde o início.
3. Centro de detecção
O Sensing Hub é um sistema da Qualcomm que usa inteligência artificial para detectar a presença do usuário. Assim, a tecnologia é capaz de bloquear automaticamente a tela do celular segundos depois que o dono sair do aparelho, por exemplo. O Sensing Hub também é capaz de captar passos e detectar mudanças na luz, de forma que, quando a pessoa voltar para perto do smartphone, a tecnologia “acorda” o celular, que agora pode ser desbloqueado pelo proprietário com biometria facial. Segundo a Qualcomm, o recurso economiza bateria e ajuda a preservar a privacidade.
4.Sempre Sensor de Câmera
O recurso “Always Sensing Camera” (“Câmera Sempre Ligada”), como o próprio nome indica, usa inteligência artificial para capturar imagens constantemente. Com ele, você pode escanear menus de QR Code sem desbloquear o aparelho, por exemplo.
Além de mais comodidade, a tecnologia promete mais privacidade. De acordo com a Qualcomm, o recurso também é capaz de bloquear a tela automaticamente, para que outras pessoas não bisbilhotem o telefone por cima do ombro, e bloquear a chegada de notificações quando você estiver compartilhando a tela com outra pessoa.
5. Segmentação semântica em tempo real
O Snapdragon 8 Gen 2 possui um ISP cognitivo (sigla para “Image Signal Processor”, em português) que usa inteligência artificial para melhorar a captura de fotos e vídeos. Com o recurso de “segmentação semântica”, a câmera torna-se sensível ao contexto, sendo capaz de reconhecer cada aspecto de sua foto ou quadro de vídeo e otimizá-lo individualmente – assim como faz com uma edição em camadas no Photoshop. Os ajustes são feitos em tempo real, antes mesmo de você pressionar o botão do obturador.
O filtro foi treinado não apenas para detectar rostos, cabelos, roupas e planos de fundo, mas também detalhes como lábios, olhos e dentes. Assim, a tecnologia consegue identificar um par de óculos e retirar seu reflexo da lente, por exemplo, já durante a visualização da imagem. Com a segmentação semântica, você pode esperar fotos e vídeos com céus mais azuis, capas mais suaves e detalhes mais nítidos.
*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.
Veja também: Sete funções do seu celular que você não conhece