Snapdragon 8 Gen 2: veja melhorias em 6 chips para câmera do Android

O Snapdragon 8 Gen 2, novo processador da Qualcomm para celulares Android topo de linha, trouxe uma série de melhorias para o Snapdragon Sight, solução de processamento de imagem do chipset. Entre eles está um ISP (sigla para “Image Signal Processor”, em português) com inteligência artificial (IA) que consegue detectar os elementos da foto para aplicar ajustes personalizados em cada um deles – e não na imagem como um todo – em em tempo real, além de gravar vídeos 8K em HDR.

  • Snapdragon 8 Gen 2: recursos de IA de 5 chips que você precisa conhecer

O SD 8 Gen 2 também ganhou um motor de bokeh dedicado, que permite tirar fotos e gravar vídeos com a câmera frontal com o fundo desfocado – no estilo do modo cinema, no iPhone (iOS). Com esses recursos Prêmio, A Qualcomm promete transformar seu telefone em uma câmera com qualidade DSLR. O TechAll esteve no Snapdragon Summit 2022, evento em que a empresa apresentou o processador e suas principais inovações, e lista seis melhorias de chipset para câmeras de celulares Android. Confira abaixo.

📝 Qual marca de smartphone tem a melhor câmera? Dê sua opinião no Fórum do Armário para Vestiário Blog

1. ISP cognitivo e gravação de vídeo 8K HDR

A inteligência artificial está presente em toda a arquitetura do Snapdragon 8 Gen 2, e o processador de imagens não seria diferente. O ISP (sigla para “Image Signal Processor”, em português) é cognitivo, ou seja, capaz de perceber e distinguir contextos. Graças à tecnologia, a câmera consegue detectar cada elemento que compõe a foto para otimizá-la individualmente – falaremos sobre segmentação semântica mais adiante.

Além disso, o ISP de 18 bits é triplo, ou seja, pode capturar de três câmeras simultaneamente. Ele também é capaz de capturar 4.096 vezes mais dados de cor e luz em comparação com o Snapdragon 8 Gen 1. Isso significa, entre outras coisas, que é possível tirar fotos e gravar vídeos em 8K em HDR (recurso que gera imagens mais nítidas, com melhor equilíbrio entre zonas claras e escuras) com mais de um bilhão de tonalidades de cores. O ISP ainda consegue capturar 3,2 gigapixels por segundo – velocidade suficiente para capturar 240 fotos de 12 MP em apenas um segundo.

2. Segmentação semântica em tempo real

Quando o assunto é fotografia, o recurso de “segmentação semântica” se destaca como um dos recursos mais interessantes do Snapdragon 8 Gen 2. Usando redes neurais de inteligência artificial, a câmera é capaz de identificar os diferentes elementos que compõem a foto ou moldura de vídeo – incluindo planos de fundo, recursos faciais, roupas, acessórios e muito mais – para que cada um receba ajustes personalizados. O resultado são fotos e vídeos mais profissionais com cores mais vivas e detalhes mais nítidos.

O diferencial da segmentação semântica, vale ressaltar, é que os ajustes são feitos em tempo real, e não no pós-processamento da foto. Mesmo antes de apertar o botão de captura, já é possível ver a imagem otimizada na visualização. Tudo isso é possível porque a câmera de inteligência artificial do SD 8 Gen 2 trata as imagens em oito camadas diferentes – como a edição no Photoshop, por exemplo –, agilizando a otimização.

3. Nivelamento e estabilização do horizonte

Com esse recurso, o Snapdragon 8 Gen 2 é capaz de reconhecer o horizonte e mantê-lo reto mesmo que a câmera esteja inclinada. Tal como acontece com a segmentação semântica, o ajuste é feito em tempo real, sendo já perceptível na pré-visualização da fotografia ou vídeo. Aliás, é isso que diferencia a tecnologia da concorrência: embora o recurso de nivelamento de horizonte esteja presente nos iPhones, ele é aplicado apenas no pós-processamento.

4. Bokeh em vídeos

O Snapdragon 8 Gen 2 possui um mecanismo de bokeh dedicado. Com ele, você pode tirar fotos e gravar vídeos com a câmera frontal em 4K com fundo desfocado. O recurso é semelhante ao modo cinema, no iPhone (iOS), e permite ajustar a qualidade e a intensidade do bokeh, assim como o formato do efeito. O TechAll experimentou o recurso com três formas diferentes para as luzes de fundo: coração, diamante e círculo.

5.Sempre Sensor de Câmera

A tecnologia Always Sensing Camera não é novidade, pois já está presente no Snapdragon 8 Gen 1, mas recebeu melhorias interessantes no SD 8 Gen 2. Agora, é possível ler QR Codes mesmo com o celular bloqueado – basta passar o mouse sobre o câmera sobre o código. Isso deve otimizar a experiência de leitura de cardápios digitais em restaurantes, por exemplo.

O recurso promete não apenas economizar tempo dos usuários, mas também oferecer mais privacidade. Isso porque a tecnologia Always Sensing Camera é capaz de detectar se há algum “bisbilhoteiro” espiando o celular por cima do seu ombro e bloquear automaticamente a tela. Da mesma forma, ela consegue identificar se você está compartilhando sua tela com outra pessoa – assistindo a um vídeo com um amigo, por exemplo – para bloquear a chegada de notificações de mensagens.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Veja também: Três plataformas gratuitas para melhorar a qualidade das fotos online

Como melhorar a qualidade das fotos online?  Veja 3 opções gratuitas!