The Last of Us e mais títulos trazem multas na Rússia por ‘propaganda LGBT’

The Last of Us e mais títulos trazem multas na Rússia por ‘propaganda LGBT’

The Last of Us Part 2, Life is Strange, Assassin’s Creed e The Sims agora podem levar jogadores a receberem multas na Rússia. Isso por causa de uma expansão recentemente aprovada para uma lei russa que visa punir o que considera “propaganda LGBT” em sua mídia. As multas chegam a 400 mil rublos para pessoa física, cerca de R$ 33 mil, mas chegam a valores ainda maiores se aplicadas a pessoas jurídicas. A ampliação da lei é mais um golpe para a população LGBTQIA+ do país, que é abertamente conservadora nesse quesito.

Os jogos fazem parte de uma lista de títulos que supostamente são “propaganda de relacionamentos não tradicionais”. A lei, originalmente de 2013, proibia tais representações minoritárias apenas em conteúdos voltados para o público infantil, mas, após sua alteração, isso foi estendido a todos os públicos. Veja abaixo mais detalhes sobre o assunto.

? Pride Day: 10 games com personagens LGBTQIA+ que você precisa conhecer

?? Quais jogos você gosta de jogar online? Comente no Fórum do Armário para Vestiário Blog

A lei russa não envolve apenas jogos, mas todos os tipos de mídia, como livros, filmes, séries, anúncios, conteúdo online e muito mais. Ativistas alegaram que a medida proíbe todo o conteúdo LGBTQIA+ de qualquer mídia na Rússia. Em contato com o jornal Moscovo Times, ativistas afirmaram que a lei é tão vaga sobre o que constitui “propaganda LGBT” que pode ser interpretada como proibindo qualquer mídia que apresente pessoas LGBT. De acordo com o jornal Reutersmesmo com a nova emenda, bares e eventos gays devem continuar funcionando, mas não poderão fazer propaganda ou permitir demonstrações públicas de afeto.

Em novembro, a política russa Yana Lantratova listou uma série de jogos com conteúdo LGBTQIA+ que deveriam ser considerados para banimento. A lista inclui vários títulos da série Assassin’s Creed, Borderlands, Divinity: Original Sin 2, Dragon Age, Life Is Strange, The Last of Us, Fallout, Apex Legends, RimWorld, Overwatch, The Sims e muito mais. A lei afeta tudo, desde jogos que mostram relacionamentos LGBTQIA+, como The Last of Us 2 e Life is Strange, até aqueles que os apresentam apenas como backstories de personagens, como em Apex Legends.

Além das multas para pessoas físicas, empresas e entidades terão que pagar 5 milhões de rublos, cerca de R$ 413 mil, se descumprirem a medida. Os estrangeiros que infringirem a lei, por sua vez, podem ser presos por até 15 dias e deportados da Rússia. Uma proposta foi apresentada para que a representação de “Propaganda LGBT” na mídia fosse considerada crime, mas foi rejeitada por enquanto.

Vale lembrar que muitas empresas, como Sony, Microsoft, Electronic Arts, Ubisoft e Epic Games, já haviam parado de vender seus jogos oficialmente na Rússia como forma de protesto pela invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

The Last of Us, resenha bomba e representatividade

Nos últimos anos, muitos estúdios ampliaram sua representação de personagens LGBTQIA+ e outras minorias em games, que ainda é escassa e aquém do ideal, mas tem encontrado resistência da comunidade gamer. Um dos casos mais recentes foi The Last of Us 2, que sofreu em seu lançamento com o chamado revisão bomba, uma enxurrada de críticas negativas dos usuários. Nesse caso, eles foram baseados principalmente na relação entre a protagonista Ellie e a sobrevivente Dina, além da representação do personagem transgênero, Lev.

Em junho, mês do orgulho LBGTQIA+, a jornalista Eleni Thomas escreveu um artigo para o site estevivor em que citou os números de uma pesquisa realizada pelo Instituto Geena Davis sobre Mídia de Gênero. De acordo com os dados, 84% dos jogadores LGBTQIA+ sentem que sua orientação sexual não é bem representada nessa mídia. Thomas também afirmou que jogos como The Last of Us e Life is Strange são exemplos de como protagonistas gays não inibem a qualidade ou o sucesso comercial de um jogo, embora gerem muitas críticas e desconforto em grande parte da comunidade.

Previous Article
Incêndios derrubam sinal da Vivo em cidades da Bahia

Incêndios derrubam sinal da Vivo em cidades da Bahia

Next Article
Armário para Vestiário Blog completa 12 anos e comemora com premiação em 2022

Armário para Vestiário Blog completa 12 anos e comemora com premiação em 2022

Related Posts