Think Plastic Brazil promove o reconhecimento de práticas sustentáveis na indústria plástica brasileira


A importância da sustentabilidade no mercado do plástico

A premiação do Business Case Award 2023

O mercado do plástico está sempre em busca de avanços e aprimoramentos, principalmente quando se trata de sustentabilidade. Empresas que desempenham ações voltadas para práticas sustentáveis têm ganhado destaque no segmento, por gerarem impacto social positivo. Pensando nisso, o Business Case Award 2023 foi criado para homenagear e reconhecer as empresas que se destacam na indústria do plástico por suas ações relevantes nessa área.

O evento de premiação acontecerá durante a terceira edição do World Plastic Connection Summit, realizado pelo Think Plastic Brazil, entre os dias 21 e 24 de agosto, no Blue Tree Premium Alphaville, em São Paulo.

Destaque para a empresa Impacta S.A.

A Impacta S.A. é uma das empresas concorrentes na premiação devido às suas ações de colaboração sustentável no mercado. Especializada na fabricação de embalagens para empresas farmacêuticas, cosméticas e alimentícias, a empresa tem se destacado tanto no Brasil quanto no exterior por produzir produtos com menor pegada de carbono no mundo.

Para alcançar esse feito, a Impacta realizou uma parceria com o CBA/Grupo Votorantim, seu fornecedor de alumínio, buscando dados sobre as produções de alumínio ao redor do mundo. Através dessa análise, percebeu-se que a produção de alumínio no Brasil, feita através de matriz energética limpa, resultava em uma pegada de carbono quase 5 vezes menor em comparação à média mundial produzida por matrizes fósseis.

Após uma série de testes, validações técnicas e comerciais, a Impacta passou a utilizar exclusivamente alumínio brasileiro em 100% do seu portfólio, resultando em uma redução preliminar de aproximadamente 63 mil toneladas de CO² no meio ambiente em 2023.

Business Case Award

Participação no mercado internacional

Outro critério importante para a premiação é a contribuição da empresa no mercado internacional. A Impacta tem construído uma imagem sólida como fornecedora de bisnagas de alumínio no exterior, através de seu processo verticalizado de produção, que vai desde a fundição até a fabricação dos tubos.

Além da Impacta, outras empresas concorrentes também têm colaborado para o avanço de produtos fabricados no Brasil em outros países. Um exemplo é a empresa Fame, fabricante de itens para o setor da construção civil, que enfrentou o desafio de exportar para a Colômbia.

No mercado colombiano, a Fame já enfrentava a concorrência de marcas locais e ainda tinha que lidar com a variação de potência elétrica do país, o que causava problemas técnicos, sobretudo em chuveiros. Para superar esses obstáculos, a empresa adaptou seus produtos exclusivamente para o mercado colombiano, criando etiquetas e informações adequadas ao país, além de desenvolver uma assistência técnica local e um site especializado.

Desenvolvimento de linha de produtos na Bolívia

Seguindo o caminho da exportação, a Fibrasa conquistou espaço no mercado boliviano em 2022 com a venda de baldes plásticos para o segmento de tintas. Esse sucesso levou a empresa a concorrer ao Business Case Award 2023 do Think Plastic Brazil.

Tudo começou com a aproximação de uma grande marca local de sorvetes, que resultou no desenvolvimento de uma linha de copos plásticos em PP impressos exclusivamente para atender a linha de sorvetes individuais. A parceria começou com quantidades pequenas, mas foi ampliada ao longo do tempo, consolidando a expansão das vendas.

Para se inscrever e participar do evento, basta acessar o site oficial do Think Plastic Brazil.

Quer ficar sempre informado sobre as novidades do mercado de plástico? Preencha nosso formulário para receber conteúdos exclusivos e de qualidade.


#Plastic #Brazil #busca #reconhecer #ações #sustentáveis #indústria #plástico