Vale a Pena Investir? A Queda dos Preços de PE, PP e PS e Suas Oportunidades Imperdíveis!

Vale a Pena Investir? A Queda dos Preços de PE, PP e PS e Suas Oportunidades Imperdíveis!

Previsões de Preços: PE, PP e PS em Queda

À medida que nos aproximamos do quarto trimestre, os preços de Polietileno (PE), Polipropileno (PP) e Poliestireno (PS) estão em queda, sinalizando um possível movimento corretivo após um período de aumentos significativos de preços ao longo de um ano e meio. A principal razão para essa tendência é o excesso de oferta em relação à demanda, somado a reduções nos preços das matérias-primas. Em contrapartida, a perspectiva para o PVC é de estabilidade ou aumento, devido a uma escassez de oferta causada por interrupções na produção, enquanto a demanda continua robusta. Para o PET, a situação é semelhante, com a demanda por embalagens de PET aumentando e custos de matérias-primas e energia subindo.

Essas são as considerações de consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), editores seniores da PetroChemWire (PCW) e do CEO Michael Greenberg da Plastics Exchange.

Preços de PE em Queda

Os preços do Polietileno se mantiveram estáveis em setembro, mas os aumentos de preços anunciados pelos fornecedores de 5¢/lb foram adiados para outubro. Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, bem como David Barry da PCW e Greenberg da Plastics Exchange, apontaram que a oferta é suficiente e a demanda, agora estabilizada, torna improvável a implementação do aumento. Burns previu que, com a boa possibilidade de um preço mais baixo de 3¢/lb ou mais neste mês e possivelmente no próximo.

Além disso, Barry observou que os fornecedores precisarão reduzir os preços no próximo ano, com a previsão de que capacidades significativas entrarão em operação, incluindo novas plantas da SABIC/ExxonMobil e Shell, bem como a nova planta de HDPE da Baystar, cuja maior parte estará focada nas exportações.

Preços de PP em Direção à Baixa

Os preços do Polipropileno caíram 3¢/lb, acompanhando a queda do monômero de propileno, e a expectativa é de uma nova diminuição dos preços. Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, junto com Barry e Greenberg, sugeriram que a erosão da margem é o que se deve esperar agora. Newell observou que o monômero ainda está bastante equilibrado, mas é vulnerável a novas interrupções de produção que podem afetar ainda mais os preços. Ambos, Newell e Barry, acreditam em uma grande correção de preços, possivelmente em dois dígitos, até o final do ano.

A crescente disponibilidade de PP, combinada com um recuo na demanda nos setores do mercado, está se refletindo em um cenário onde os clientes estão cancelando pedidos e reduzindo a necessidade de novas aquisições, mesmo com os estoques ainda apresentando muitos pedidos em aberto.

Preços de PS Estáveis ou em Queda

Os preços do Poliestireno mantiveram-se estáveis em setembro, apesar da queda de 2¢/lb em matérias-primas-chave. Robin Chesshier, vice-presidente de mercados de PE, PS e nylon 6 da RTi, e Barry da PCW, esperam novas quedas. Chesshier observou que os preços de quase todos os insumos do PS, incluindo benzeno, etileno e butadieno, estão diminuindo, mas o monômero de estireno não seguiu a mesma tendência. As expectativas são de que o mercado entre em uma fase favorável para os compradores, especialmente se não ocorrerem eventos disruptivos significativos.

Com o fornecimento superando a demanda e a entrada no período sazonal normalmente mais lento para o PS, tanto Chesshier quanto Barry preveem que os preços poderão sofrer uma concessão favorável neste mês.

Preços de PVC em Alta

Os preços do PVC aumentaram 2¢/lb em setembro devido a interrupções na produção causadas pelo furacão Ida e a uma perda de produção não planejada. Mark Kallman, vice-presidente da RTi para PVC e resinas de engenharia, informou que três dos quatro principais fornecedores anunciaram aumentos de 5¢/lb para outubro. A demanda continua forte diante de uma oferta limitada resultante das interrupções. Kallman acrescentou que o preço deve se manter estável ou aumentar, com a expectativa de que a produção normal volte rapidamente.

Desde janeiro até agosto, os preços do PVC aumentaram em todos os meses de 2021, exceto em julho, totalizando um incremento de 24,5¢/lb. Isso segue um aumento cumulativo de 16¢/lb no segundo trimestre de 2020, gerando um total significativo durante este período.

Preços de PET em Aumento

Os preços do PET se mantiveram relativamente estáveis em setembro, com pequenos ajustes devido a aumentos nos custos de matérias-primas e de energia. Kallman mencionou que, apesar da desaceleração na demanda por garrafas PET, a demanda por embalagens PET em grandes varejistas continua crescendo. A expectativa é que, mesmo com incrementos menores, os preços se mantenham estáveis ou aumentem no período de outubro a novembro, refletindo a pressão contínua sobre as matérias-primas.

Além disso, as importações de PET em julho foram muito altas, embora Kallman acredite que aquele mês foi o pico para as importações, sugerindo uma possível estabilização nos preços nos meses subsequentes.





#Prices #Heading

Previous Article
R$ 52,3 Bilhões em Crédito Agrícola: Oportunidade Imperdível para Turbinar Seu Negócio em 2024!

R$ 52,3 Bilhões em Crédito Agrícola: Oportunidade Imperdível para Turbinar Seu Negócio em 2024!

Related Posts