Conheça neste post principais e mais populares tipos de plásticos mais comuns usados pela indústria em ordem de facilidade de reciclagem e usabilidade.
Nem todos os plásticos são iguais e o impacto que têm no ambiente depende muito do material de que são feitos.
Conheça estes principais topos de plástico mais comum no mercado:
PET ou PETE (tereftalato de polietileno)
É o plástico utilizado nas garrafas de bebidas e embalagens de alimentos dado ser o mais ligeiro. A partir deste tipo de plástico são produzidas também fibras têxtis, entre outros produtos.
É o mais reciclável uma vez que pode ser aquecido e voltar a ser moldado quantas vezes se desejar.
PEAD (polietileno de alta densidade)
A sua aplicação mais frequente é nas embalagens de detergentes e de diversos líquidos. Também é usado para fabricar produtos de telecomunicações e para uso sanitário uma vez que é resistente, leve, lavável e impermeável.
É um material muito versátil que pode ser transformado em diferentes produtos além de ser possível recicla-lo várias vezes e utilizá-lo normalmente após sua reciclagem. Pode ser reciclado para fazer garrafas, embalagens de produtos de limpeza e peças de mobiliário urbano, por exemplo.
Indicação de Leitura:
PVC (Policloreto de Vinila)
É comum relacionar o PVC com janelas e canalizações usadas na construção civil uma vez que é um material rígido com uma alta resistência às condições do meio ambiente (é muito utilizado para substituir o ferro, que se oxida por exemplo). Porém, a partir do PVC também se pode obter produtos flexíveis, como mangueiras e brinquedos.
A sua reciclagem é feita em nível industrial. Podem ser obtidos produtos diversos desde solas para calçado a produtos comuns para o lar.
PEBD (Polietileno de baixa densidade)
É leve, impermeável, flexível e muito económico, o que o torna num material muito adequado para embalagens flexíveis de alimentos e cosméticos, sacos e materiais de uso agrícola.
A sua reciclagem não é tão simples mas podem ser feitos sacos do lixo, tubos de irrigação ou panelas a partir da reciclagem destes
PP (Polipropileno)
É impermeável e leve e possui uma grande resistência ao calor e ao frio, motivo pelo qual é muito usado para embalagens herméticas para alimentos (que podem ser colocadas tanto no micro-ondas como no congelador). Também está presente em materiais médico (como seringas), tampões ou fibras para estofados e tapetes.
Frequentemente utilizado nas indústrias automobilísticas e na construção civil, é reciclável e compõem algumas carcaças de baterias automotivas, funis e canudos de plástico.
PS (poliestireno)
É um material muito comum nas embalagens destinadas a serem usadas uma única vez como copos e bandejas de comida, dado ser muito leve. Também é usado em eletrodomésticos e brinquedos. Só pode ser reciclado se não conter restos de alimentos ou rótulos de outros materiais, porém sua reciclagem é Incomum
Outros plásticos
Não podem ser reciclados porque geralmente são feitos a partir de uma combinação dos seis tipos de plástico citados anteriormente. Exemplo: garrafão de bebedouro, garrafas grandes reutilizáveis de água e etc.
conheça também: www.industriadeplasticos.com.br